Duque de Caxias vence fora de casa e afunda Bahia na tabela

29 set 2009 - 23h55
(atualizado em 30/9/2009 às 00h38)

O Bahia segue com sua péssima campanha no Campeonato Brasileiro da Série B e perdeu uma partida fundamental para evitar o rebaixamento à Terceira Divisão. Na noite desta terça-feira, jogando em Pituaçu, o time tricolor acabou sendo derrotado por 2 a 1 pelo Duque de Caxias, que ultrapassou o rival e mandou a equipe de Sérgio Guedes para dentro da zona de rebaixamento ao final da 27ª rodada.

» Veja fotos da rodada da Série B

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Receba os gols do seu time pelo celular

» Comente o resultado do jogo

Com 33 pontos, o Duque de Caxias alcançou a 13ª colocação e se afastou a zona de rebaixamento. Em contrapartida, o Bahia caiu ao 17º posto, em plena zona indigesta da tabela. O Bahia soma seis partidas sem vitórias e vê sua situação complicar na Segunda Divisão do futebol brasileiro.

Na próxima rodada, o Bahia terá pela frente o embalado Figueirense, em Florianópolis, no sábado, às 16h (de Brasília). Por outro lado, o Duque de Caxias tentará confirmar sua recuperação na Série B contra o Brasiliense, em Volta Redonda, na mesma data e horário.

Em um confronto estratégico na briga para evitar o rebaixamento, Bahia e Duque de Caxias mostraram nervosismo nos primeiros minutos de partida. A primeira chegada com perigo acabou sendo dos visitantes, logo aos 7min. O atacante Tony recebeu na entrada da área e arriscou com perigo. A bola passou rente à trave de Fernando.

Conforme o tempo avançou no cronômetro de jogo, o Bahia cresceu na partida e teve uma chance de ouro para abrir o marcador. Com 33min, Marcos cruzou para a área, mas a bola desviou no braço de Marquinhos durante a trajetória. Sem pestanejar, Paulo César de Oliveira apontou para a marca penal.

Contudo, o grito de gol acabou ficando preso na garganta dos sofridos torcedores baianos. O atacante Nadson buscou o canto direito de Vinícius, mas o goleiro do Duque de Caxias mergulhou para fazer uma grande defesa e evitar a abertura do marcador no estádio Pituaçu.

A partir deste lance, a partida mudou completamente de lado. Entretanto, o Bahia ainda teve mais um alento a seu favor. Logo com 6min da segunda etapa, Paulo Rodrigues antecipou uma jogada com a mão e recebeu o segundo cartão amarelo do árbitro paulista. Consequentemente, o Duque de Caxias ficou com um homem a menos.

Surpreendentemente, o clube fluminense melhorou dentro da partida, apesar da desvantagem numérica. Aproveitando contra-ataques, o Duque de Caxias abriu uma excelente vantagem no marcador. Aos 12min, Leandro Cruz recebeu bom passe na intermediária, avançou e driblou o goleiro Fernando. Com a meta livre, o jogador carioca não teve trabalho para abrir o placar.

À frente no marcador, o Duque de Caxias reencontrou as redes com 25min. Leandro Teixeira recebeu excelente passe pela ponta esquerda, invadiu a área e tocou com categoria na saída de Fernando. A bola ainda tocou na trave esquerda do goleiro baiano antes de balançar as redes dos mandantes.

Os visitantes diminuíram o ritmo, mas encontraram um Bahia completamente abatido dentro de campo. Entretanto, mesmo com muitos problemas táticos e, especialmente técnicos, o time da casa diminuiu o placar. Aos 41 minutos, Wilson Júnior aproveitou bate-rebate dentro da área e marcou para os donos da casa. Porém, o tento melancólico acabou sendo recebido com vaias no Pituaçu.

Duque de Caxias vence fora de casa e joga Bahia na zona de rebaixamento
Duque de Caxias vence fora de casa e joga Bahia na zona de rebaixamento
Foto: Eduardo Martins/A Tarde / Futura Press
Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações