Com dispensas, Botafogo deixa claro plano de reformular elenco

1 dez 2015 - 13h22

A dispensa de 11 jogadores na tarde da última segunda-feira deixou evidente que a diretoria do Botafogo acredita que o elenco campeão da Série B neste ano não tem condições de disputar a elite do Campeonato Brasileiro em 2016. Isso porque alguns desses nomes eram inclusive considerados titulares.

Após as saídas dos zagueiros Alisson e Diego Giaretta; dos laterais Pedro Rosa e Carleto; dos volantes Bazallo, Guilherme Camacho e Serginho; e dos meias Daniel Carvalho, Diego Jardel, Lulinha e Tomas Bastos, faz-se urgente uma reformulação.

Publicidade

O presidente Carlos Eduardo Pereira tem tratado das renovações e dispensas diretamente com o departamento de futebol. O diretor Antônio Lopes tem ficado com a missão de conversar com os atletas, e sobre reforços existe uma divisão de tarefas. O clube pretende manter poucos atletas que participaram da campanha, mas mesmo assim acreditam ter uma base.

Os goleiros Jéfferson, que serviu à Seleção Brasileira em diversas oportunidades neste ano, e Helton Leite serão mantidos. Já Renan sequer respondeu a proposta de renovação de contrato e pretende deixar General Severiano para poder disputar posição em outro clube, dando sequência à carreira.

O lateral direito Luis Ricardo, que atuou em diversos momentos como meia, segue nos planos, mas o Botafogo negocia a permanência dele com o São Paulo e, para isso, estuda colocar na mesa o fim de um processo que pode impedir o meia Daniel, fora do Glorioso desde o ano passado, de defender o clube paulista.

O Botafogo ainda negocia com o Madureira-RJ a permanência do volante Rodrigo Lindoso, fato que está muito bem encaminhado, e, com o Cruzeiro, a permanência do atacante Neilton. Neste caso, a negociação ainda caminha a passos lentos.

Publicidade

Os zagueiros Renan Fonseca e Roger Carvalho estão com propostas na mesa para serem analisadas. O segundo praticamente deixou o acordo encaminhado, enquanto o primeiro tem propostas de São Paulo e Fluminense, mas acha mais prudente permanecer em General Severiano. O meia Elvis é outro que está com a negociação adiantada para permanecer.

O clube ainda negocia a permanência do atacante Ronaldo para compor o elenco. Já as negociações com o atacante uruguaio Alvaro Navarro parecem fracassar e hoje as maiores possibilidades caminham para que um novo centroavante seja contratado.

Vale lembrar que além desses atletas que a diretoria luta para renovar contrato e de possíveis reforços, o elenco será composto por jovens revelados nas categorias de base. Casos dos laterais Diego e Jean, dos zagueiros Igor Rabello e Emerson; do volante Diérson; do meia Fernandes e dos atacantes Sassá, Luis Henrique, Ribamar e Vinícius Tanque. O meia Gegê, outra cria da base, não faz parte dos planos.

A ideia da diretoria do Botafogo é ter o elenco fechado até o dia 2 de janeiro, quando acontece a reapresentação após as férias. O grupo vai realizar pré-temporada em Vitória, capital do Espírito Santo, e a estreia no Campeonato Carioca, primeiro compromisso oficial de 2016, será diante do Bangu no último fim de semana de janeiro.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se