Bragantino estreia no Brasileirão com vitória nos acréscimos sobre o Coritiba

Coxa joga com um a menos desde o primeiro tempo após expulsão de Josué e Juninho Capixaba marca de cabeça no fim

28 jan 2026 - 21h07
(atualizado às 21h32)
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino - Legenda: Bragantino vence Coritiba no apagar das luzes no Couto Pereira / Jogada10

O duelo entre Coritiba e Red Bull Bragantino, pela primeira rodada do Brasileirão, terminou com vitória dos visitantes por 1 a 0, nesta quarta-feira (28), no Couto Pereira. Em casa, o Coxa jogou grande parte da partida com um jogador a menos, após a expulsão de Josué ainda no primeiro tempo, e contou com grande atuação do goleiro Pedro Morisco para segurar o empate até os acréscimos, quando Juninho Capixaba marcou de cabeça e garantiu o triunfo do Massa Bruta.

Dessa maneira, o Bragantino garantiu um grande resultado e segue confiante no intuito de brigar por uma vaga nas próximas competições internacionais, de preferência a Libertadores, e não correr risco de rebaixamento, como nos dois últimos anos. Além disso, o Massa Bruta começou bem a temporada 2026. Está invicto após seis jogos e é o único time da elite do futebol brasileiro que ainda não sofreu gols no ano.

Publicidade

Por outro lado, o Coritiba, campeão da Série B, retornou à elite do futebol brasileiro após duas temporadas e estreou em casa diante do Bragantino, única equipe da Série A que ainda não sofreu gol neste início de temporada. Mesmo com um a menos, o time foi valente, mas não conseguiu somar pontos em sua estreia no Brasileirão.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado e com poucas chances claras. O Bragantino teve mais posse de bola, mas criou pouco, enquanto o Coritiba se fechou e quase não levou perigo ao gol defendido por Cleiton. Aos 29 minutos, Josué foi expulso após carrinho por trás em Lucas Barbosa, decisão confirmada após revisão do VAR. Mesmo com um jogador a menos, o Coxa tentou explorar bolas paradas, enquanto o Bragantino teve dificuldade para transformar a superioridade numérica em oportunidades reais.

Na segunda etapa, o cenário se manteve. O Massa Bruta voltou mais agressivo após duas alterações e passou a pressionar. O árbitro chegou a expulsar Pedro Henrique, do Bragantino, por falta em Pedro Rocha, mas o VAR anulou o vermelho, mantendo apenas o cartão amarelo.

Assim, a pressão dos visitantes aumentou. Juninho Capixaba acertou a trave e Eduardo Sasha perdeu grande chance na pequena área, parando em defesa espetacular de Pedro Morisco. Porém, quando o empate parecia definido, já nos acréscimos, Juninho Capixaba apareceu novamente e, de cabeça, marcou o gol da vitória do Bragantino.

Publicidade

CORITIBA 0X1 BRAGANTINO

Campeonato Brasileiro 2026 - 1ª rodada

Data e horário: 28/1/2026 (quarta-feira), às 19h (de Brasília).

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, Curitiba (PR).

CORITIBA: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser e Bruno Melo (Thiago Santos, 36'/2ºT); Willian Oliveira (Wallisson, 36'/2ºT), Sebastián Gómez e Josué; Lucas Ronier (Vini Paulista, 30'/2ºT), Lavega (Jacy, 18'/2ºT) e Pedro Rocha (Breno Lopes, 18'/2ºT). Técnico: Fernando Seabra.

BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado (Sant'Anna, 24'/2ºT), Gustavo Marques, Alix Vinícius (Pedro Henrique, no intervalo) e Juninho Capixaba; Gabriel (Marcelinho, no intervalo), Matheus Fernandes (Ignacio Sosa, 23'/2ºT) Gustavinho e Lucas Barbosa; Henry Mosquera (Vinicinho, 40'/2ºT) e Eduardo Sasha. Técnico: Vagner Mancini.

Gol: Juninho Capixaba, aos 48'/2ºT (0-1).

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).

Publicidade

Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM).

VAR: Diego Pombo Lopez (BA).

Cartões amarelos: Bruno Melo (CFC); Alix Vinicius, Gabriel, Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Matheus Fernandes, Ignacio Sosa (RBB).

Cartão vermelho: Josué, aos 29'/1ºT (CFC).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações