URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Presidente da Portuguesa: julgamento no STJD "não vai terminar hoje"

Manuel da Lupa se diz mais confiante no recurso contra o rebaixamento à Série B, mas acredita que resultado não será o definitivo

27 dez 2013 - 10h03
(atualizado às 11h45)
<p>Manuel da Lupa disse que Portuguesa vai "até o final" para pemanecer na Série A</p>
Manuel da Lupa disse que Portuguesa vai "até o final" para pemanecer na Série A
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Se o julgamento no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai homologar o rebaixamento da Portuguesa à Série B, no que vem sendo considerada a "40ª rodada" do Campeonato Brasileiro, os auditores irão decidir logo mais, no centro do Rio de Janeiro. Mas na opinião do presidente do clube paulista, Manuel da Lupa, o desfecho do caso ainda está longe de ser o definitivo.

"Eu acho que foi criado um novo clima, a gente está confiante, mas qualquer que seja a decisão, não vai terminar aqui. Tenho certeza, porque foi aberto já em São Paulo pelo Ministério Público um procedimento para averiguar uma série de coisas. É preciso respeitar as normas do Estatuto do Torcedor", afirmou Lupa, na chegada ao STJD, em entrevista ao Terra.

Publicidade
Presidente da Portuguesa explica estratégia de defesa
Video Player

Na opinião do presidente da Lusa, o tribunal esportivo contrariou a lei ao não respeitar o Estatuto do Torcedor, que por sua vez se sobrepõe ao Código de Justiça Desportiva (CBJD) - segundo o qual a escalação do meia Héverton, na última rodada do Brasileiro, no empate sem gols contra o Grêmio, foi irregular, tirando quatro pontos da equipe em decisão em primeira instância.

Aprobatto acredita que Portuguesa pode ser absolvida
Video Player

"No último julgamento, já juntamos esse problema do BID, mas o relator já veio com o voto pronto e apenas leu. Nem apreciou nada do que se juntou. No Pleno, as pessoas vão ter mais tempo para analisar o que está dentro do processo. Vamos ver o que vai ser", afirmou da Lupa.

Novamente com o advogado João Zanforlin fazendo a defesa da Portuguesa, o clube desta vez irá se apoiar em um erro da CBF, que assumiu, por sua vez, o fato de não ter relatado no BID online, restrito aos clubes, o resultado do julgamento prévio da última rodada, quando Héverton foi suspenso por dois jogos e não poderia ter entrado em campo contra o Grêmio – o que gerou o recurso que, por ora, tirou o Fluminense da Série B.

Publicidade

"Nós vamos até o final", reforçou ainda da Lupa, reiterando que a Justiça comum pode ser um passo a seguir, dependendo do resultado do Pleno. "Para você chegar em 12º colocado no campeonato é um sufoco só, é um investimento e um trabalho, e no fim, por causa de uma canetada, a gente volta para a Série B. Se houve o erro, tem outras formas de se punir", completou.

Del Nero não apoia Portuguesa e irrita analistas
Video Player

O Pleno do STJD julga ainda, nesta sexta-feira, a partir das 11h, o caso que envolve a escalação irregular do lateral André Santos, do Flamengo, também na última rodada, contra o Cruzeiro. Por sua vez, o clube mineiro também será julgado pela atuação do goleiro Elisson, na 36ª rodada, contra a Portuguesa. Por fim, o Vasco também pede a impugnação da vitória do Atlético-PR, na última rodada, por 5 a 1, após a batalha entre torcedores das duas equipes, em Joinville – os cariocas alegam que a paralisação foi superior aos 60 minutos máximos permitidos pelo regulamento da competição. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações