A música "A bênção, João de Deus", em homenagem ao papa João Paulo II, padroeiro do Fluminense desde 2010, tem inspirado a torcida e a campanha do time no Mundial de Clubes nos EUA.
"A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. 'Sê' bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!”. A música cantada pelos torcedores tem embalado a campanha do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Fora dos estádios, a referência é constantemente lembrada nas redes sociais dos tricolores, inclusive após a vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Milão nas oitavas de final. Mas, afinal, por que os torcedores têm essa ligação com a figura religiosa?
Trata-se de uma homenagem ao papa João Paulo II, padroeiro do Fluminense desde 2010. A conexão começou durante a visita do então pontífice ao Brasil, em 1980. Na ocasião, ele foi presenteado com uma camisa do time e inspirou a criação da música.
Foi em outubro daquele ano que "A benção, João de Deus" ganhou as arquibancadas do Maracanã na vitória nos pênaltis sobre o Vasco da Gama, na final do primeiro turno do Campeonato Carioca.
Em novembro, novamente contra o Cruzmaltino, a música voltou a ser cantada e o Fluminense bateu o rival para ficar com o título.
O papado, iniciado em 1978, chegou ao fim em 2 de abril de 2005, com a morte de João Paulo II. No dia seguinte, no Maracanã, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1 e conquistou mais um título Carioca. A relação continuou e ‘João de Deus’ se tornou padroeiro do Tricolor das Laranjeiras, em 2010.
Fluminense e João de Deus
A maior conexão da história do esporte mundial. pic.twitter.com/dqI4yyYriQ
— FluResenha (@resenhaflutt) June 22, 2025
Com a ‘Benção de João de Deus’, o time de Renato Gaúcho segue vivo no Mundial de Clubes. Nas quartas de final, os cariocas aguardam o vencedor do duelo entre Manchester City, da Inglaterra, e Al Hilal, da Arábia Saudita.