Borussia Dortmund comete gafe envolvendo o Fluminense

16 jun 2025 - 20h44
(atualizado em 20/6/2025 às 15h08)

O Borussia Dortmund, adversário do Fluminense na estreia do Grupo F da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, publicou em seu site oficial uma análise pré-jogo com erros factuais relevantes sobre a história e a atualidade do clube brasileiro. A partida está marcada para terça-feira (17), às 13h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Borussia Dortmund erra dados do Fluminense, adversário na estreia do Mundial de Clubes (Foto: Divulgação)
Borussia Dortmund erra dados do Fluminense, adversário na estreia do Mundial de Clubes (Foto: Divulgação)
Foto: Borussia Dortmund erra dados do Fluminense, adversário na estreia do Mundial de Clubes ( Divulgação) / Gávea News

Na tentativa de apresentar o Tricolor aos seus torcedores, o clube alemão afirmou que o Fluminense conquistou a Copa Sul-Americana, quando, na realidade, o título relevante mais recente do time foi a Recopa Sul-Americana de 2024, conquistada contra a LDU, do Equador.

Publicidade

Além disso, o Borussia reduziu o número de títulos estaduais da equipe das Laranjeiras, atribuindo ao clube apenas 22 conquistas. Segundo os dados oficiais do Fluminense, o número correto é 33.

Declarações polêmicas sobre Thiago Silva e erro sobre Renato Augusto

Outro ponto que chamou a atenção foi a maneira como o Borussia Dortmund se referiu ao zagueiro Thiago Silva. O defensor, que retornou ao Fluminense em junho de 2024 com grande celebração no Maracanã, foi classificado pelos alemães como "ex-craque mundial".

A nota do clube destacou: "Ao lado do ex-craque mundial Thiago Silva, há um rosto conhecido da Bundesliga no elenco do Fluminense: Renato Augusto".

Publicidade

Entretanto, a referência a Renato Augusto também contém uma falha. O meio-campista, que atuou por cinco temporadas no Bayer Leverkusen, rescindiu contrato com o Fluminense em maio deste ano e, portanto, não faz mais parte do elenco que disputa o Mundial.

Avaliação do momento atual do clube brasileiro

A publicação também abordou o desempenho recente do Fluminense no cenário nacional. Apesar de reconhecer a conquista inédita da Copa Libertadores da América, em 2023, contra o Boca Juniors, o Borussia destacou que o clube não conquista o Campeonato Brasileiro desde 2012 e, nesse intervalo de dez anos, ficou entre os três primeiros colocados apenas uma vez.

O clube alemão concluiu que "embora o Fluminense tenha comemorado recentemente um grande sucesso com seu primeiro título da Copa Libertadores, o clube não está mais entre os principais times do campeonato nacional".

Contexto do confronto e grupos do Mundial

O duelo entre Fluminense e Borussia Dortmund marca a abertura do Grupo F da competição. Além dos dois clubes, o grupo também conta com o Ulsan HD, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul. A expectativa em torno do confronto cresce não apenas pela tradição dos times, mas também pelos comentários feitos na análise publicada pelo time alemão.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações