Jardim critica reclamação do Fluminense e minimiza entrada de Pulgar

Treinador português recria cena de lance envolvendo o volante chileno e o centroavante argentino Castillo

11 out 2026 - 21h27
(atualizado às 21h27)
Resumo
Após o Flamengo vencer o Fluminense por 1 a 0 no Brasileirão, o técnico Leonardo Jardim minimizou a dura falta de Pulgar em Castillo, considerando a cobrança rival exagerada. O volante rubro-negro recebeu apenas cartão amarelo pela solada no joelho do adversário, sem intervenção do VAR. A decisão da arbitragem gerou forte revolta no Tricolor: a diretoria protestou contra a decisão de campo e o lateral Samuel Xavier apontou favorecimento a Flamengo e Palmeiras, com erro também apontado por analistas.
Pulgar acertou a sola no joelho de Castillo –
Pulgar acertou a sola no joelho de Castillo –
Foto: Reprodução / Jogada10

O técnico Leonardo Jardim deu um show de cinismo após a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 1 a 0, neste domingo (11), no Maracanã, pela 30ª rodada do Brasileirão. Afinal, durante a coletiva de imprensa, o treinador português recriou o lance da entrada do volante Pulgar no centroavante tricolor Castillo, e minimizou a situação. Para ele, portanto, houve exagero na reclamação.

"Outra coisa é disputar uma bola e, num momento, acertar ele (o adversário). Foi o que aconteceu. É uma coisa diferente, mas as pessoas veem tanta maldade e querem expulsar o jogador do Flamengo. E se expulsa? Tem que analisar o quê? Uma coisa é estar de costas, outra é o que aconteceu. São coisas diferentes", disse o treinador português.

Publicidade
Pulgar acertou a sola no joelho de Castillo –
Foto: Reprodução / Jogada10

O lance ocorreu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo. Erick Pulgar chegou atrasado no lance e acertou a sola no joelho direito do centroavante Rodrigo Castillo. O árbitro, porém, aplicou apenas cartão amarelo. O VAR, liderado por Daniel Nobre Bins, não recomendou a revisão do lance. O analista da Globo, PC de Oliveira, apontou erro da arbitragem na decisão.

Após o jogo, o Fluminense se manifestou contra a arbitragem. O presidente Mattheus Montenegro fez duras críticas sobre a atuação do árbitro Rafael Rodrigo Klein e do VAR liderado por Daniel Nobre Bins. Além dele, o lateral-direito Samuel Xavier também cobrou a arbitragem e apontou favorecimento a Flamengo e Palmeiras.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações