O Flamengo venceu o Sampaio Corrêa por 7 a 1 neste sábado (7), no Maracanã, pelo última rodada do Campeonato Carioca 2026. Com a vitória, o Rubro-Negro garantiu a quarta colocação e está calssificado para as quartas de final da Taça Guanabara.
Na coletiva de imprensa, Filipe Luís destacou a vitória e as atuações individuais dos jogadores, ressaltando a importância de recuperar o devido comportamento dos jogadores. "Atuações a nível individual são importantes para o jogadores recuperar confiança, sensações com bola, mas no meu caso preciso recuperar comportamentos com bola. […] Com isso, os jogadores jogam melhor, correm menos, mas recuperam sensações. Eles sabem jogar. O futebol está dentro deles. Faz um mês que esses jogadores foram campeões e querem continuar vencendo. Eles são os que mais estão sofrendo pelo momento que passamos e estamos superando", analisou o técnico rubro-negro.
Questionado sobre a atuação de Lucas Paquetá, o treinador flamenguista elogiou a partida do meio-campista e destacou o emocional do atleta, dizendo que precisa retomar a conexão com o futebol.
"Sobre Paquetá, pode jogar em todas as posições do meio campo. Tem muita qualidade, vem pegando ritmo, melhorando dentro do que são as características dele e principalmente se entender com os companheiros. Está com a carga emocional muito grande. Pra mim era muito importante que ele recuperasse a sensação com a bola. É tudo diferente. A grama aqui no Brasil, se você perguntar para ele, ele vai falar. Uma adaptação enorme porque a grama faz muita diferença num jogo dum cara que vem de uma liga que tem o melhor gramado do mundo. Para mim era importante que ele voltasse a recuperar essas sensações positivas com a bola. Quero que ele normalize estar jogando no clube do coração dele. Vem com uma carga emocional grande, quer demonstrar tanto que acaba jogando até acelerado. Quero que tenha todo a tranquilidade. É um craque e vai ajudar muito o Flamengo".
Após a classificação, o Flamengo foca no Brasileião. O Rubro-Negro volta a campo na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), para encarar o Vitória fora de casa.
OUTROS TRECHOS DA COLETIVA
Mata-mata contra o Botafogo
- Estamos diante de um Botafogo já em crescimento com o Davide Ancelotti no ano passado, acabou muito bem. Com Anselmi agora que todo mundo sabe do treinador que ele é e do trabalho que fez nos clubes que passou. Dá para ver que o Botafogo está jogando numa forma muito bonita de se ver.
Partida do Brasileirão
- Todos jogos são difíceis. Nunca, jamais num campeonato nacional você vai achando que vai ser um jogo fácil. Sabemos da dificuldade que é jogador no estádio do Vitoria, no Barradão. Sabemos da dificuldade que é jogar contra o time do Vitória. A partir da amanhã começarei a estudar com tranquilidade o time da Vitória para prepara melhor possível o jogo da terça-feira para que a gente volte a vencer no Campeonato Brasileiro.
Jogadores criticados
- O Evertton… fico muito feliz por ele porque sempre acreditei nele. Foi muito cobrado e criticado e injustiçado por muito tempo. Ele nunca deixou de trabalhar, ao contrário, sempre trabalha mais. O futebol devolve. O grande momento que ele esta vivendo é em função disso. O torcedor que cobrava a cada vez que ele era escalado agora cobra quando ele não está escalado. O mesmo serve para Lino, Royal. Todos eles são capazes de dar a volta, do mesmo jeito que o Evertton deu, que o Wesley deu, que o Arão, o que mais deu essa volta por cima. É possível. Depende do trabalho, de paciência e que o treinador não desista deles. Enquanto eles são patrimônio do Flamengo, eu não desisto de ninguém e quero recuperar a melhor versão desses jogadores.
Pedro aparecendo
- Para mim é muito importante ver comportamentos dentro de campo. Para os jogadores é importante recuperar sensações. Ver o Pedro fazer gol novamente, estar perto da área, ter conexões, essa química entre companheiros que jogam com ele, que eles se procurem… Por isso são importantes esses jogos de pré-temporada. Também guiam para nós da comissão para corrigir erros e conectar essas conexões que se formam em campo.
Plata lesionado?
- Relatou dores na perna, o Plata. Por precaução, substituímos para não correr riscos.
Situação de Alexandre , volante do Sampaio Corrêa
- Quando ele cai, o primeiro impacto pois já viram vários casos acontecerem. Eu vi o jogador convulsionando de longe, conversei com o medico e quis passar para os jogadores que estava convulsionando, não era um infarto ou algo do tipo. Os jogadores estavam muito tensos e preocupados com aquela situação. Tentei falar para o doutor tranquilizar os jogadores que estavam muito assustados naquele momento. Espero que o menino do Sampaio Corrêa se recupere e que isso não passe de um susto.