Em 1924, Paris sediou os Jogos Olímpicos pela segunda vez. O palco para a Cerimônia de abertura foi esse aqui, o estádio Yves-du-Manoir. Ele já sediou uma final de Copa do Mundo de futebol e é a única arena da Olimpíada de 2024 que também foi usada no Jogos de 100 anos atrás.

Estádio Yves-du-Manoir
Estádio Yves-du-Manoir
Foto: Estádio de Paris-2024 viu brilho de Pelé. Arte/Divulgação / Olimpíada Todo Dia
https://youtu.be/KmPsSxX1sXM?si=FAoXMSFUt4rohGkP

Os principais torneios de futebol da região parisiense eram realizados aqui até a década de 1970, quando foi inaugurado o Parque dos Príncipes, estádio do Paris Saint-Germain.

Publicidade

Tudo isso está registrado em murais que contam a história do local. Um deles exalta a exibição de um certo jogador brasileiro. Em 1963, a França fez um jogo duro em amistoso contra o Brasil. Só que o lado verde-amarelo tinha um tal de Pelé, que marcou os três gols da vitória brasileira por 3 a 2.

Há 100 anos, outro episódio marcante na história do futebol aconteceu no estádio que fica em Colombes, ao norte de Paris. Após conquistar a medalha de ouro, a seleção do Uruguai deu a volta no campo para celebrar a vitória, no movimento que ficou eternizado como a volta olímpica.

O complexo esportivo recebeu um investimento de 90 milhões de euros para ser revitalizado, o que equivale a mais de meio bilhão de reais.

+ SIGA O OTD NO , X, ,  E FACEBOOK

Publicidade

Ele vai ser ser a casa do hóquei sobre a grama durante os Jogos Olímpicos, mas conta ainda com estrutura para receber outros esportes. Existem quatro campos de futebol, três de rúgbi, além de uma pista de atletismo de alto nível.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se