Retrospectiva 2025: relembre o caminho do Cruzeiro até a classificação para Libertadores

Graças ao faro de gol de Kaio Jorge, à maestria de Matheus Pereira e à liderança de Jardim, o 2025 do Cruzeiro foi positivo.

31 dez 2025 - 09h33
Foto: Esporte News Mundo

38 rodadas, 38 'guerras'. Em 2025, o Cruzeiro fez um Campeonato Brasileiro acima das expectativas e terminou em terceiro lugar, atrás apenas de Palmeiras e Flamengo. Essa campanha mostra que a Raposa tem um time capaz de brigar por títulos. Relembre o caminho cruzeirense até a classificação para a Libertadores:

Seguindo a ordem cronológica, o Cruzeiro estreou no Brasileirão contra o Mirassol e ganhou por 2 a 1. Os gols foram de Dudu e Gabigol. Depois disso, o Cabuloso passou por uma turbulência e decepcionou a torcida em jogos contra Internacional, São Paulo e Bragantino. Até que, na 7ª rodada do campeonato, o Cruzeiro recebeu o Flamengo no Mineirão e venceu por 2 a 1, com Gabigol decidindo. Essa vitória foi um divisor de águas na temporada da Raposa.

Publicidade

Entre abril e julho, o Cruzeiro ficou 11 rodadas seguidas sem perder no Brasileirão. Nesta sequência, venceu times como Vasco, Flamengo, Sport, Fortaleza, Palmeiras, Grêmio, Fluminense e Juventude. A invencibilidade terminou na 17ª rodada, quando uma derrota inesperada para o Ceará aconteceu.

Porém, ninguém se desesperou. O Cabuloso continuou voando alto no Brasileirão, sem perder sua vaga no G-4. O time comandado por Leonardo Jardim reagiu rápido e bateu o Botafogo no Nilton Santos. A essa altura, a equipe cruzeirense estava até na briga pelo título. No 1º turno, a pontuação final do Cruzeiro foi 37 pontos, colando no vice-líder Palmeiras.

(
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro / Esporte News Mundo

Cruzeiro de volta à Libertadores

Derrotas para Santos e Vasco tiraram o Cruzeiro da briga pela taça, mas o time permaneceu com alma competitiva. O time caiu um pouco de rendimento e fez 33 pontos no returno. Segunda melhor defesa do Brasileirão, a Raposa garantiu sua vaga na próxima Libertadores com três rodadas de antecedência. A vitória de 3 a 0 sobre o Corinthians sacramentou o Cruzeiro no torneio continental.

Na Seleção do Campeonato Brasileiro, o Cabuloso foi representado por quatro jogadores: Kaio Jorge, Fabrício Bruno, Lucas Romero e Matheus Pereira.

Publicidade

A expectativa sobre o Cruzeiro era alta para a temporada, a primeira completa sob a gestão de Pedro Lourenço, que comprou as ações da SAF em abril de 2024. Apesar de alguns altos e baixos, o Cabuloso se mostrou obstinado.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se