Menos de 39 anos? Então nunca viu Verdão x Timão no Palestra

6 fev 2015 - 13h32
(atualizado às 13h50)
<p>Segunda Academia, de Ademir, Dudu e Cia., foi o último Palmeiras a enfrentar o Corinthians no Palestra Itália</p>
Segunda Academia, de Ademir, Dudu e Cia., foi o último Palmeiras a enfrentar o Corinthians no Palestra Itália
Foto: Acervo / Gazeta Press

A história do quase centenário clássico entre Palmeiras e Corinthians voltará a ganhar um especial e curioso capítulo neste domingo. Quando entrarem em campo às 17h (de Brasília) pela 3ª rodada do Campeonato Paulista, as duas equipes colocarão fim a um hiato de 39 anos. Não entendeu? Este é simplesmente o período que a rivalidade mais tradicional de São Paulo não se resolve dentro do Palestra Itália – agora rebatizado de Allianz Parque.

Publicidade

Muitas gerações de torcedores não tiveram a honra de ver o Palmeiras mandando, de fato, um duelo contra o seu maior rival. A última vez que o time alviverde recebeu a visita do Corinthians em seu estádio ocorreu em 21 de janeiro de 1976, pela já extinta Taça Governador do Estado de São Paulo.  

Um dos maiores atacantes da história do Corinthians, Walter Casagrande Jr. nunca enfrentou o Palmeiras no Palestra
Foto: Gazeta Press

O jogo, que teve modesto público de 14.234 pessoas e foi o 207º da história do clássico, terminou empatado por 1 a 1 e protagonizou polêmicas. O time alvinegro, por exemplo, encerrou a partida com dois jogadores a menos – Vaguinho e Roberto Miranda foram expulsos. Os autores dos gols? Tião fez 1 a 0 para o Corinthians no primeiro tempo, e Nei empatou para o Palmeiras aos 42min do segundo.

De lá para cá, 138 clássicos foram disputados. Morumbi, Pacaembu, Teixeirão, Prudentão, Santa Cruz... Até mesmo o Morenão (1987), no Mato Grosso do Sul, e a Fonte Nova (1998), na Bahia, sediaram um Palmeiras x Corinthians. O Palestra Itália não. A modesta capacidade (que não superava os 30 mil torcedores) e o risco de confrontos entre os torcedores nos arredores e no interior do estádio afastaram o jogo da casa alviverde. Dérbi no Morumbi, no Pacaembu ou no interior de São Paulo havia virado uma constante.

Corinthians mandou o seu primeiro jogo contra o Palmeiras em Itaquera no ano passado
Foto: Alan Morici / Terra

Até 27 de julho de 2014. Foi neste dia que o Corinthians recebeu o Palmeiras na Arena em Itaquera e venceu por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro clássico a ser disputado na casa alvinegra desde 18 de agosto de 1940 – quando Palestra Itália e Corinthians duelaram pela última vez no Parque São Jorge – encerrou um jejum de quase 74 anos. O confronto deste domingo, no Allianz Parque, finalizará uma seca de 39 - curiosamente, neste período, o Corinthians jogou algumas partidas no Palestra Itália, mas não contra o Palmeiras. Foi assim, por exemplo, diante do São José pela primeira fase do Campeonato Paulista de 1988 e também no Torneio Início de 1996, realizado no estádio alviverde.

Publicidade

Evair, Marcelino Carioca, Edmundo, Neto, Marcos, Ronaldo, Valdivia, Rivaldo, Paulinho... Gerações de grandes jogadores alviverdes e alvinegros não tiveram o prazer de duelar no Palestra Itália. Os capítulos áureos do clássico – fim da década de 90 e início dos anos 2000 –, por exemplo, foram escritos todos no Morumbi.

Mas nem sempre foi assim. De 1917 a 1976, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram 41 vezes no Palestra Itália. O primeiro clássico da história (vitória verde e branca por 3 a 0), por exemplo, aconteceu no estádio palmeirense. Até 1940, era comum ver os dois rivais duelando na casa alviverde. Só a partir de 1941 é que virou “raridade”.

Nos últimos anos, jogo de maior rivalidade de São Paulo se acostumou a acontecer no Pacaembu
Foto: Miguel Schincariol / Agência Lance

Com o nome Palmeiras (adotado em 1942), por exemplo, o clube alviverde só recebeu o rival em seu estádio quatro vezes: vitória por 3 a 1 em 1970, e empates por 0 a 0 (1970) e duas vezes por 1 a 1 (1973 e 1976). No retrospecto geral, quando mandou o jogo no Palestra Itália, a equipe verde e branca levou a melhor sobre o Corinthians  (21 vitórias, nove empates e 11 derrotas). Teve goleada alviverde por 8 a 0, resposta alvinegra por 4 a 1...

Neste momento, a “moral” está com o Corinthians. Já se vão oito jogos desde o último triunfo palmeirense contra o seu maior rival, em 28 de agosto de 2011, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, então, um novo capítulo do maior clássico de São Paulo será escrito. E, após quase quatro décadas, enfim na verdadeira casa do Palmeiras.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se