O Corinthians já se movimenta nos bastidores para contratar um novo zagueiro após a saída de João Pedro Tchoca para o Torino, da Itália. A negociação, fechada por empréstimo com obrigação de compra, abriu uma lacuna no elenco alvinegro que, segundo o técnico Dorival Júnior, precisará ser preenchida.
Após a vitória por 1 a 0 sobre o Velo Clube, Dorival falou abertamente sobre a necessidade de reposição no setor defensivo e deixou claro que a diretoria terá de agir no mercado.
"Nós estamos preparando um outro garoto, mas, com as saídas, poderemos ter novas chegadas, isso é necessário. Até porque, temos um menino lá que é muito promissor, mas que demanda preparação maior para que não aceleremos um processo. Tem pouca idade, 16 para 17 anos, mas tem muitas qualidades e promete muito. Precisamos de tempo. Necessária e obrigatoriamente temos que buscar um novo nome no mercado", explicou o treinador.
O jovem citado por Dorival é Iago Machado, zagueiro de 16 anos das categorias de base, observado pela comissão técnica. Contudo, ainda considerado fora do ponto ideal para assumir responsabilidades no time principal.
Nesta janela, o Corinthians já havia contratado Gabriel Paulista para o setor, mas também se desfez de Félix Torres, emprestado ao Internacional. Atualmente, Dorival conta com Gustavo Henrique, André Ramalho, Gabriel Paulista e Cacá como opções para a zaga.
Corinthians vende João Pedro Tchoca
A saída de Tchoca foi concretizada por meio de um empréstimo até o fim de junho, que renderá 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,5 milhões) ao clube paulista. Caso o defensor dispute ao menos dez partidas pelo Torino, com mínimo de 45 minutos em cada uma, a compra será automática por mais 4,5 milhões de euros (R$ 28,2 milhões). O acordo ainda prevê bônus de 1 milhão de euros por metas contratuais e garante ao Corinthians 12% do lucro em uma eventual venda futura do atleta.
Formado no Parque São Jorge, Tchoca chegou ao clube em 2019, aos 16 anos. Foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024 e, pelo time profissional, disputou 33 partidas, marcou um gol e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil na última temporada.
Enquanto avalia nomes para a defesa, o Corinthians segue ativo no mercado. Já foram anunciados o zagueiro Gabriel Paulista, o meia Matheus Pereira e o lateral-direito Pedro Milans. O clube ainda aguarda a assinatura do atacante Kaio César e encaminhou a chegada do meia Alisson, que depende de alguns detalhes.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.