Corinthians vai à Justiça brigar por torcida em clássico

5 fev 2015 - 21h40
(atualizado às 21h53)
<p>Allianz Parque receberá primeiro Palmeiras x Corinthians da história</p>
Allianz Parque receberá primeiro Palmeiras x Corinthians da história
Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press

O Corinthians repudiou na noite desta quinta-feira a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF), em resposta ao alerta do Ministério Público, de vetar a presença de torcedores alvinegros no clássico contra o Palmeiras, que será disputado neste domingo. A partida será o primeiro dérbi da história no novo e moderno Allianz Parque, mas contará apenas com a torcida do time da casa. Em resposta, o clube do Parque São Jorge afirmou que buscará seus direitos na Justiça. 

Publicidade

A equipe alvinegra salientou, em nota oficial publicada em seu site, que o jogo sem torcida do time visitante fere os princípios do esporte. O time ainda vai além e afirma que excluir torcedores do time visitante de um confronto não resolve os problemas da violência atralada ao futebol brasileiro. 

"O Corinthians é, foi e sempre será favorável à presença das torcidas das duas equipes nas partidas de futebol. Qualquer medida em sentido contrário atenta contra a própria razão de existir do esporte. Se o Poder Público não consegue conter e combater os torcedores violentos – estes sim os que deveriam ser afastados dos estádios – não é determinando a realização de partidas com torcida única que o problema será resolvido", diz o clube. 

Torcida do Palmeiras assistiu a clássico na Arena Corinthians
Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

O MP alega que a recomendação veio após serem achadas brigas combinadas pela internet por fanáticos dos dois times. O Corinthians contesta a decisão e lembra que fatos semelhantes ocorrem desde que as redes sociais foram invenstadas. Vale lembrar que o primeiro clássico na Arena em Itaquera, em julho do ano passado, contou com torcedores do Palmeiras, que quebraram assentos da arena alvinegra na estreia no local. 

Publicidade

"A recomendação em questão é discriminatória e casuísta, pois relata em seus considerandos episódios lamentáveis de violência que infelicitam nosso futebol há anos, cita promessas de vingança e retaliação entre torcedores ocorridas pelas redes sociais (o que acontece desde que as redes sociais foram criadas), mas recomenda torcida única apenas para os jogos entre Corinthians x Palmeiras, por prazo indeterminado", opina o Corinthians. 

Veja a nota oficial na íntegra: 

Palmeiras x Corinthians: Tite treina com Guerrero para dérbi
Video Player

O Sport Club Corinthians Paulista vem a público repudiar a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, acatada pela Federação Paulista de Futebol, no sentido de que a partida entre Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista, designada para o próximo dia 08/02/2015, seja realizada permitindo-se apenas a entrada de torcedores do clube mandante.

O Corinthians é, foi e sempre será favorável à presença das torcidas das duas equipes nas partidas de futebol. Qualquer medida em sentido contrário atenta contra a própria razão de existir do esporte.

Publicidade

A recomendação em questão é discriminatória e casuísta, pois relata em seus considerandos episódios lamentáveis de violência que infelicitam nosso futebol há anos, cita promessas de vingança e retaliação entre torcedores ocorridas pelas redes sociais (o que acontece desde que as redes sociais foram criadas), mas recomenda torcida única apenas para os jogos entre Corinthians x Palmeiras, por prazo indeterminado.

Se o Poder Público não consegue conter e combater os torcedores violentos – estes sim os que deveriam ser afastados dos estádios – não é determinando a realização de partidas com torcida única que o problema será resolvido.

Dessa maneira, o Corinthians torna público que tomará todas as medidas cabíveis para garantir os seus direitos e os direitos de seus torcedores, inclusive junto ao Poder Judiciário.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações