Carlo Ancelotti iniciou o ciclo da Seleção Brasileira para a Copa de 2030 promovendo uma ampla renovação e deixando veteranos de fora. Focando em jovens do futebol nacional para amistosos em setembro e outubro contra Austrália e Índia, o treinador convocou três jogadores do Corinthians: o goleiro Hugo Souza, além dos estreantes Matheuzinho e Breno Bidon. A decisão marca uma nova fase após a eliminação precoce do Brasil nas oitavas de final do Mundial de 2026.
O ciclo para a Copa do Mundo de 2030 foi oficialmente aberto nesta quarta-feira (9), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, por Carlo Ancelotti. O treinador da Seleção Brasileira divulgou a lista dos atletas convocados para os amistosos que serão disputados em setembro e outubro de 2026 com a presença de três atletas do Corinthians: o goleiro Hugo Souza, o lateral-direito Matheuzinho e o meio-campista Breno Bidon.
Após a campanha na Copa do Mundo de 2026, disputada no México, Canadá e Estados Unidos, que terminou com a eliminação para a Noruega nas oitavas de final, Carlo Ancelotti já havia informado que faria uma renovação completa da Seleção Brasileira. O treinador prometeu que deixaria de fora os medalhões, como Neymar, Danilo e Casemiro, e focaria em novos nomes.
Dentre as promessas para o futuro da Seleção Brasileira estava também o olhar mais atento ao futebol nacional e aos atletas que se destacam no Brasileirão. Assim, jogadores jovens e com potencial de atuar em alto nível entraram na mira do treinador, como os jogadores do Corinthians.
Hugo Souza recebeu a sua terceira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira. Ele já havia sido chamado por Tite, logo após a campanha da Copa do Mundo de 2018, e também pelo próprio Carlo Ancelotti durante o ciclo da Copa do Mundo de 2026. Agora, é lembrado mais uma vez.
O meio-campista Breno Bidon é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal. O atleta era frequentemente chamado para os campeonatos das categorias de base e agora terá a chance de se destacar nesse novo desafio. A convocação também trouxe uma novidade: a estreia de Matheuzinho na Seleção Brasileira. Destaque do Corinthians nas últimas temporadas, também foi lembrado por Carlo Ancelotti.
Agora, os atletas ficam à disposição do treinador para os confrontos amistosos contra a Austrália e Índia, nos meses de setembro e outubro. O Brasil fará dois jogos com a seleção australiana, nos dias 25 e 29 de setembro, e em 3 de outubro jogará com o time indiano.
Veja a lista completa dos convocados para a Seleção Brasileira
Goleiros
- Hugo Souza - Corinthians
- Pedro Morisco - Coritiba
- Otávio - Cruzeiro
Defensores
- Artur Dias - Atheltico Paranaense
- Douglas Santos - Zenit
- Gabriel Magalhães - Arsenal
- Jair - Nottingham Forest
- Marquinhos - PSG
- Matheuzinho - Corinthians
- Mauro Júnior - PSV
- Vitor Reis - Manchester City
- Wesley - Roma
Meio-campistas
- Andrey Santos - Manchester United
- Breno Bidon - Corinthians
- Bruno Guimarães - Arsenal
- Danilo Santos - Botafogo
- Douglas Luiz - Juventus
- Gabriel Bontempo - Santos
Atacantes
- Endrick - Real Madrid
- Estêvão - Chelsea
- João Pedro - Chelsea
- Pedro - Flamengo
- Raphinha - Barcelona
- Rayan - Bournemouth
- Samuel Lino - Flamengo
- Vinícius Jr - Real Madrid