ANÁLISE: Corinthians dá resposta incontestável e mostra força para sequência da temporada

Timão goleou o Santos na Copa do Brasil de forma grandiosa e mostrou o verdadeiro potencial do elenco

23 jun 2022 - 07h25
(atualizado às 07h25)

Apesar dos bons resultados na temporada, o Corinthians ainda não tinha feito uma atuação convincente para o seu torcedor, especialmente em clássicos. A goleada por 4 a 0 contra o Santos representou um marco na temporada do Timão, que está em sinergia com a torcida, responsável por uma linda festa nas arquibancadas da Neo Química Arena no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Timão dominou o Santos na Arena (Foto: Alex Silva / Lancepress!)
Timão dominou o Santos na Arena (Foto: Alex Silva / Lancepress!)
Foto: Lance!

O time acabou com o tabu dos clássicos no ano de maneira grandiosa e irrepreensível, para torcedor algum colocar defeito. Do apito inicial até o último toque na bola o time do Parque São Jorge honrou o canto efusivo e apaixonado do torcedor, que mais uma vez apoiou e cantou durante os 90 minutos.

Publicidade

Sem poder contar com Renato Augusto, lesionado, Vítor Pereira optou por Cantillo como primeiro volante, liberando Du Queiroz pela direita e dando liberdade para Giuliano circular no meio-campo. Pelos lados, o treinador contava com Mantuan e Willian, além de Piton e Fagner fornecendo suporte nas laterais.

O grande mérito do Timão no primeiro tempo foi o repertório ofensivo. A equipe conseguia agredir o Santos por dentro, pelo alto, e principalmente pelos lados. Com a movimentação de Róger Guedes, saindo do centro para as beiradas, a equipe realizava com facilidade e agilidade as triangulações e tabelas, abrindo a defesa adversária.

Os gols de Mantuan e Giuliano na primeira etapa exemplificaram como a troca de passes era efetiva e o Corinthians conseguia facilmente envolver o rival.

Não apenas na parte criativa o Timão mostrou evolução, como também na agressividade. Du Queiroz dava o primeiro combate no campo de ataque e seus companheiros o acompanhavam. No primeiro tempo, os mandantes conseguiram nove desarmes, sendo três de Cantillo, que dominou as ações defensivas.

Publicidade

Não bastasse os dois gols de vantagem nos primeiros 45 minutos, Raul Gustavo deixou a vantagem ainda mais confortável antes do intervalo com um belo gol de cabeça após cruzamento na medida de Willian.

O camisa 10 participou dos três primeiros gols e foi a principal arma da equipe, desequilibrando nas jogadas individuais.

Com a partida amplamente controlada, naturalmente o Corinthians baixou o ritmo, mas não deixou ser dominado pelo Santos, que não encontrava respostas.

Pensando no extensivo e cruel calendário brasileiro, Vítor Pereira começou a poupar algumas peças do elenco visando a partida contra o Boca Juniors.

A expulsão de Zanocelo e os jogadores que entraram na segunda etapa ajudaram a dar novo gás ao time corintiano, que não tirou o pé do acelerador. Embora o Timão não tenha produzido como no primeiro tempo, em nenhum momento levou pressão do adversário.

Aos 32 minutos, o Corinthians foi premiado por seguir envolvendo o rival e chegou ao quarto gol, em jogada na qual Giuliano brigou pelo rebote no escanteio, Robert Renan ganha no 'pé de ferro' de Felipe Jonatan, e o camisa 11 anotou o seu segundo gol na partida.

Publicidade

Com a vaga encaminhada na Copa do Brasil e no pelotão de frente do Brasileirão, o Corinthians chega fortalecido e na sua melhor fase e forma da temporada para o confronto do dia 28, contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se