Felipão legitima movimento de atletas e critica calendário europeu

26 set 2013 - 12h51
(atualizado às 13h07)

Luiz Felipe Scolari se mostrou favorável nesta quinta-feira ao movimento Bom Senso FC, com 75 atletas reivindicando um calendário nacional mais enxuto para as próximas temporadas. Depois de convocar a Seleção Brasileira nesta quinta-feira para dois amistosos em outubro na Ásia, o treinador ressaltou pontos positivos do manifesto dos jogadores e, com crítica ao cronograma europeu, lembrou que não é apenas o cenário do País que possui problemas.

Para exemplificar o argumento, Felipão mencionou as duas baixas sentidas na lista dos 23 nomes da Seleção: o goleiro Júlio César (Queens Park Rangers/ING), com uma fratura na mão, e o zagueiro Thiago Silva (Paris Saint-Germain/FRA), com um problema muscular na coxa esquerda. “Isso é para que vocês também saibam que não é só o futebol brasileiro que tem problemas de lesão. Os campeonatos europeus nem começaram e já têm milhares de lesões. Os calendários não são tão diferentes, tão desequilibrados como muitas pessoas imaginam”, ressaltou.

Publicidade

O treinador da Seleção Brasileira, porém, mostrou-se favorável ao debate proposto nesta semana pelos 75 atletas que assinam o movimento. Atletas como o goleiro botafoguense Jefferson e o atacante corintiano Alexandre Pato, incluídos na convocação desta quinta, participam do Bom Senso FC.

Felipão explica as convocações de Victor, Dedé e Lucas Leiva
Video Player

“É um posicionamento normal, tranquilo, de todas as partes envolvidas. E, quando se fala que todas as partes devem se sentar em uma mesa, não são apenas questões econômicas, políticas e técnicas. Todos devem conversar sobre um calendário em que todas as partes estejam envolvidas, para que em um determinado momento se chegue a um calendário equilibrado”, declarou.

Independentemente do resultado que o manifesto de atletas obtiver, Felipão acredita que algumas adaptações devem ser feitas já para a próxima temporada, em decorrência da realização da Copa do Mundo no País.

“É isso que eu falei e voltou a falar a respeito: com todas as partes que envolvem o futebol sentadas em uma mesa, colocando as partes de federações, atletas, jogadores, técnicos, acho que se chega a um consenso futuramente. Mas, neste momento, há algumas variantes que devem ser valorizadas: 2014 é ano de Copa, e aí tem que se pensar em um calendário normal para a temporada e para que em 2015 se discuta uma situação que seja bem equilibrada para todos”, concluiu.

Publicidade

Na excursão pela Ásia no próximo mês, o Brasil enfrenta a Coreia do Sul em 12 de outubro, na cidade de Seul. Três dias depois, a equipe verde-amarela entra em campo em Pequim, capital da China, para enfrentar a Zâmbia.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações