Brasil vence europeus e será sede da Copa do Mundo feminina

17 mai 2024 - 08h06
(atualizado às 09h18)

O Brasil vai receber a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. No Queen Sirikit National Convention Center, em Bangkok, na Tailândia, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou que o país vai sediar, pela primeira vez na história, o Mundial Feminino. O Brasil obteve 119 votos na eleição promovida no 74ª Congresso da Fifa. A candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica conseguiu 78 votos.

copa do mundo de futebol feminino será no Brasil em 2027
copa do mundo de futebol feminino será no Brasil em 2027
Foto: Gianni Infantino, presidente da Fifa, anuncia o Brasil como sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027 (Fifa) / Olimpíada Todo Dia

+ SIGA O OTD NO , TWITTER, ,  E FACEBOOK

Publicidade

"Agradeço a confiança de todos que participaram do Congresso da Fifa pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história", comemorou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

PRIMEIRA VEZ NA AMÉRICA DO SUL

A Copa do Mundo de futebol feminino vai acontecer pela primeira vez que a América do Sul. Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e terá dez cidades como sedes.

Pela primeira vez na história, a escolha da sede aconteceu da forma mais democrática. Desta vez, todas as mais de 200 federações nacionais tiveram direito a participar da eleição eletrônica. Antes, a decisão era tomada apenas por 36 integrantes do antigo Comitê Executivo. Na Tailândia, 207 países votaram nesta sexta-feira. Apenas os quatro países candidatos não votaram. 

MELHOR AVALIAÇÃO

Antes da eleição, o Brasil já mostrava que estava no caminho certo. A candidatura nacional obteve a melhor nota na avaliação dos técnicos da Fifa, realizada em fevereiro. O Brasil conseguiu nota 4 enquanto a candidatura adversária atingiu a pontuação de 3,7. A nota máxima da avaliação era 5.

No relatório de quase 100 páginas, divulgado no início do mês, os integrantes da delegação da Fifa que inspecionou o Brasil elogiaram os estádios escolhidos pelo Brasil para sediar o evento e destacaram o potencial comercial do país. Os integrantes da delegação levaram também em consideração o apoio governamental à candidatura brasileira

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se