Neste domingo (1), no Nilton Santos, o Fluminense bateu o Botafogo por 1×0, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. Com dois tempos bem distintos, o Tricolor das Laranjeiras viu John Kennedy decidir o primeiro Clássico Vovô da temporada.
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo com times mesclados visando o Campeonato Brasileiro, Botafogo e Fluminense iniciaram o clássico de forma promissora. Logo no primeiro minuto de jogo, Kadir aproveitou a roubada de bola de Matheus Martins e finalizou próximo ao gol de Fábio. O Fluminense, por sua vez, respondeu com John Kennedy, que quase abriu o placar três minutos depois da chance alvinegra.
Pouco antes dos dez minutos, entretanto, a partida foi paralisada por conta da forte chuva no Rio de Janeiro. Várias poças se formaram no Nilton Santos, impedindo a continuidade do clássico. No retorno após 15 minutos de paralisação, o ritmo das equipes caiu.
Enquanto o Botafogo marcava alto, o Fluminense aproveitava o lado direito para contra-atacar com Guga e Canobbio. Contudo, os esforços de ambos os lados foram insuficientes para abrir o placar, principalmente no aspecto criativo. Ao todo, foram apenas seis finalizações (duas para o Glorioso e quatro para o Tricolor), com apenas duas no alvo, todas do time visitante.
SEGUNDO TEMPO
Se a primeira etapa foi pouco produtiva, o segundo tempo começou melhor para o Fluminense, com Guilherme Arana cobrando falta perigosa aos 4 minutos. Aos 13 minutos, Martín Anselmi tentou mudar o rumo do jogo. Santi Rodríguez, Vitinho e Danilo entraram no lugar de Kadir, Kadu e Allan, respectivamente.
Pouco depois, entretanto, foi o Tricolor das Laranjeiras quem teve grande chance com Canobbio, que finalizou para a defesa de Léo Linck após ótimo passe de Martinelli. Para manter o bom momento, Zubeldía mexeu na equipe: Acosta, Serna e Savarino substituíram Canobbio, Santi Moreno e Lima.
E as mexidas do treinador argentino surtiram efeito. Após servir Savarino, que parou em Léo Linck, Lucho Acosta assistiu John Kennedy. O camisa 99 bateu cruzado para superar o camisa 24 alvinegro e abrir o placar no clássico.
Em busca do empate, o Glorioso passou a pressionar o Tricolor das Laranjeiras. Antes no banco, Montoro e Alex Telles melhoraram a equipe, mas sem muito resultado. O Fluminense conseguiu segurar a vitória e levou os três pontos para casa no primeiro Clássico Vovô do ano.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (4), às 21:30 (de Brasília), quando visita o Grêmio. O Fluminense, por sua vez, vai à Arena Fonte Nova para enfrentar o Bahia na quinta-feira (5), às 19h. Ambos os confrontos são válidos pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.