URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oscar Schmidt apoia Diego Costa e lembra pedido de dispensa em 1983

5 nov 2013 - 10h12
(atualizado às 10h26)
<p>Oscar pediu dispensa da Seleção uma única vez na carreira</p>
Oscar pediu dispensa da Seleção uma única vez na carreira
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Famoso por seu patriotismo, Oscar Schmidt compreendeu a decisão do centroavante Diego Costa de priorizar a seleção espanhola de futebol em detrimento do Brasil. O ex-astro do basquete nacional dedicou boa parte de sua carreira à Seleção, mas já pediu dispensa antes de um torneio, em 1983.

"O Diego Costa foi jogar na Espanha. É cidadão espanhol e brasileiro, mas quem fez tudo por ele foi a Espanha. Nada mais justo que ele escolha a Espanha para jogar. A partir do momento em que o Brasil não fez nada ou quase nada por ele e a Espanha fez muito, ele escolheu a Espanha. Dou toda a razão a ele", disse.

Publicidade

O técnico Luiz Felipe Scolari chegou a convocar Diego Costa para os amistosos contra Itália e Rússia, disputados no último mês de março, e ficou furioso com a decisão do jogador de priorizar a Espanha visando à Copa do Mundo de 2014. Assim como José Maria Marin, presidente da CBF.

Oscar defendeu clubes italianos durante aproximadamente 11 anos e diz ter recusado ofertas para adquirir a cidadania do país europeu neste período. Em tese, a medida seria vantajosa para o clube e para o próprio atleta, na medida em que ele não mais ocuparia uma vaga de estrangeiro no elenco.

Brasileiro que jogou pela Espanha defende Diego Costa
Video Player

"Infelizmente, esses são os tempos modernos. Eu poderia ser italiano, mas não quis. Seria muito melhor para a minha vida. Meus filhos e minha esposa também poderiam. Mas recusei por coisas minhas com o Brasil. Hoje, o cara vira cidadão de qualquer país do mundo facilmente", declarou.

Nos últimos anos, Oscar criticou intensamente os atletas que se recusaram a defender a Seleção Brasileira de maneira sistemática, especialmente Nenê, um dos atletas do País na NBA. Curiosamente, em 1983 o próprio ex-jogador decidiu pedir dispensa antes dos Jogos Pan-

Publicidade

Americanos de Caracas para priorizar sua equipe na Itália.

"Eu precisava estar com meu clube, pedi dispensa e fui. Foi a única vez. Joguei 24 anos pela Seleção. Fiz 326 jogos e mais de 7 mil pontos. Perdi minhas férias até os 35 anos. Você vai me culpar por uma vez em que pedi dispensa? Naquele ano, eu já tinha jogado o Sul-Americano pelo Brasil", lembrou.

Com a camisa da Seleção, Oscar disputou cinco edições de Olimpíada. Ele conquistou a medalha de bronze no Mundial das Filipinas em 1978 e ganhou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, sobre os Estados Unidos.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações