A temporada oficial do Bahia já tem data de estreia: 11 de janeiro, em um domingo, às 16h (de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Baiano, diante do Jequié, na Arena Fonte Nova. Contudo, assim como em 2025, o clube deve iniciar o Estadual utilizando os Pivetes de Aço, em função do calendário cheio ao longo do ano.
Em 2026, o Esquadrão pode entrar em campo em, no mínimo, 51 partidas oficiais. No cenário máximo, o número pode chegar a 77 jogos, caso avance nas competições de mata-mata.
No ano passado, o Bahia encerrou dezembro como a equipe que mais atuou em 2025, somando 80 partidas, considerando compromissos pelo Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Copa Sul-Americana.
O que esperar do Bahia em 2026?
O Bahia vem se consolidando cada vez mais no cenário nacional. Em 2025, o clube fez sua melhor campanha da história na era dos pontos corridos e avançou até as quartas de final da Copa do Brasil.
Além disso, o Esquadrão voltou a disputar uma edição da Libertadores após 35 anos. A expectativa, portanto, é que o bom desempenho se repita em 2026, com o Bahia brigando novamente por uma vaga na competição internacional via Brasileirão, além de chegar forte nos mata-matas, impulsionado pelo investimento do Grupo City.
Na última semana, o clube, que planeja manter suas principais peças do elenco, anunciou a renovação de contrato de Luciano Juba e também apresentou uma proposta por Román Gómez, destaque do Estudiantes. Internamente, a diretoria entende que o argentino tem o perfil ideal para a disputa da Libertadores.
Diante deste cenário, o Bahia deve seguir investindo para se consolidar cada vez mais e, assim, almejar voos mais altos no futuro próximo.