O Bahia anunciou, na manhã desta quinta-feira (01), a venda em definitivo de Rafael Ratão ao Shanghai Shenhua FC, da China. O atacante já estava emprestado ao clube chinês desde o início de 2025.
Na última temporada, foram 23 gols em 44 partidas com a camisa do Shanghai, encerrando o ano como o terceiro maior artilheiro do campeonato nacional. De acordo com informações do GE, os chineses desembolsaram 2 milhões de euros (R$ 12,7 milhões na cotação atual) ao Esquadrão para contar com o jogador por três temporadas.
Rafael Ratão foi contratado pelo Bahia em 2023. Com a camisa do clube tricolor, marcou 10 gols e contribuiu com quatro assistências em 54 partidas disputadas.
O Esquadrão manteve 10% dos direitos econômicos do atleta e pode lucrar em uma futura transferência do jogador de 30 anos.
Apesar da passagem curta pelo Bahia, Ratão caiu nas graças da torcida tricolor. Em comunicado oficial, o clube brasileiro agradeceu ao jogador pelos serviços prestados e desejou sucesso na sequência da carreira.
Em alinhamento com o Shanghai Shenhua FC, o Esporte Clube Bahia SAF comunica a transferência em definitivo do atacante Rafael Ratão para o time chinês https://t.co/spzdtXAYSZ #BBMP pic.twitter.com/kNdxy6l0UU
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) January 1, 2026