Sam Bird mira retorno ao endurance: “Estou pronto para voltar”

Em entrevista exclusiva ao Parabólica, Sam Bird revelou suas expectativas para o GEN4, entrada na Nissan e planos no Endurance em 2026

5 dez 2025 - 17h10
Foto: Parabólica / Ana Cris Santos

A equipe do Parabólica visitou nesta sexta-feira (05) a garagem da Nissan para uma entrevista exclusiva com Sam Bird, piloto reserva da montadora e atualmente também comentarista da Fórmula E. O britânico falou sobre seu novo papel na equipe, expectativas para o GEN4, impressões sobre o Brasil e planos para retornar ao endurance em 2026

Bird reconheceu que é “estranho” estar no paddock como piloto reserva e não como titular, mas afirmou estar “muito feliz” na Nissan. Segundo ele, o ambiente da equipe e o trabalho ao lado do campeão mundial Oliver Rowland tornam essa nova fase bastante positiva.

Publicidade

“É estranho estar aqui como piloto reserva e não como um dos titulares, mas estou muito feliz com o meu papel no Nissan, acho que é o lugar para ser. Tenho um grande papel no desenvolvimento do carro da Gen 4, que deve ser muito emocionante, e estar aqui com o campeão do mundo, Oli Roland, é muito legal.”

Sobre o Brasil, respondeu empolgado: 

“Eu amo o Brasil, este lugar sempre foi muito amável para mim, acho que tive três corridas aqui, uma terceira, uma primeira e uma quarta, então eu gosto do Brasil.” disse o piloto.“A Fórmula E é realmente grande, você olha para as arquibancadas quando os carros se alinham no grid e é praticamente cheio, os fãs são muito vocais, muito vibrantes.”

“Não tenho certeza, tive algumas ótimas corridas. Então há muitas corridas legais para escolher. Mas se escolher um fim de semana específico, talvez dois. A vitória aqui (São Paulo 2022/23) foi muito especial…A primeira vitória do McLaren foi ótimo. E também, quando ganhei as duas corridas na Double header em Nova Iorque, a primeira vitória em Nova Iorque.”

Sobre o esperado GEN4, Bird revelou que começará o desenvolvimento do programa de testes logo após a etapa do México. Segundo ele, o salto de performance será significativo: 

“Vai ser enorme, em termos de velocidade, é o que eu acho que todo mundo queria do GEN4 Quanto mais rápido podemos fazer? Vai ser um grande pulo em termos de capacidades no tempo de corrida, o que podemos fazer.”  

A entrevista avançou para outra paixão do piloto: o endurance. Com vasta experiência e títulos com GT3 e protótipos o, Sam Bird admitiu sentir falta de competir na modalidade e afirmou estar trabalhando para garantir um retorno em 2026, apesar das dificuldades.

“Eu adoraria estar de volta lá. Estou me esforçando para garantir algo. É muito difícil, mas estou me esforçando.”

“Sinto falta de ir às 24 Horas de Le Mans, Daytona, Sebring,  e todas as outras corridas de seis horas também. É muito divertido, há muita paixão. Os fãs também adoram. É um tipo de habilidade completamente diferente para quem vê de fora, mas no final das contas, é apenas mais um carro de corrida para nós pilotarmos.”

“Se você estiver dois décimos atrás do seu companheiro de equipe neste carro, é o fim do mundo. É um desastre. Se você estiver dois décimos atrás do seu companheiro de equipe em uma corrida de endurance não importa, porque o importante é gerenciar o tráfego, passar por ele “bem e manter o carro inteiro, chegando em casa na melhor posição possível.” 

Quando questionado se existe alguma chance de competir em uma categoria de endurance em 2026, o britânico se animou:

Publicidade

“Espero que sim. Muito mesmo! Espero muito mesmo. Estou tentando. Estou realmente tentando, mas é muito difícil.” 

Mesmo assim, o britânico garantiu estar em grande forma física e preparado para seguir competindo em alto nível:

"É muito difícil porque as pessoas dizem, ‘ah, mas você não corre há três ou quatro anos, o que é um absurdo total’ se você me perguntar, porque eu fui campeão mundial em carros esportivos (Endurance). Eu entendo o que é necessário. Eu venci na LMP2, então, para mim, estou pronto para voltar.”

“Estou em ótima forma como sempre, então posso continuar até os meus 40 anos em carros esportivos.”

Bird também comentou rumores que o ligam ao programa Hypercar da McLaren em 2027. Embora tenha evitado detalhes, revelou que há interesse por sua parte. 

“Quer dizer, não posso falar muito sobre a McLaren e o hypercar e quem eles estão escolhendo. Sabe, isso cabe a James Barclay, Zac Brown e o resto dos chefões decidirem e falarem sobre isso quando for conveniente para eles.”

Durante o ePrix de São Paulo, Sam Bird faz sua estreia como piloto reserva da Nissan e comentarista oficial da categoria. A classificação ocorre neste sábado, às 09h40 da manhã, enquanto a corrida acontece um pouco mais tarde no mesmo dia, às 14h05 no horário de Brasília.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se