Nesta segunda-feira (10), as equipes KTM Tech3 e Aprilia anunciaram o retorno de seu pilotos para a última corrida da temporada, o Grande Prêmio de Valência, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro.
Jorge Martin:
Campeão em 2024, Jorge Martín foi afastado pela equipe médica após a corrida sprint do Grande Prêmio do Japão devido ao deslocamento da clavícula direita durante uma colisão com seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi.
Martín já havia se lesionado anteriormente e perdeu boa parte da temporada. Durante a pré-temporada sofreu com lesões e perdeu as três primeiras etapas do ano, posteriormente o espanhol sofreu um grave acidente durante o Grande Prêmio do Catar e voltou a competir apenas em Brno, sete corridas depois.
Apesar do anúncio de seu retorno, o campeão de 2024 ainda não está 100% autorizado a pilotar na última corrida do ano. Em um comunicado oficial, a Aprilia destacou que Martín precisará ser aprovado pela equipe médica da MotoGP.
Lesão de Maverick Viñales:
Durante a qualificação do Grande Prêmio da Alemanha, Maverick se lesionou. Após tentar o tratamento e se sentir preparado para retornar às pistas, o espanhol voltou a pilotar, mas sofreu com dores e Pol Espargaró, piloto de testes da equipe, assumiu seu lugar.
Pol substituiu Viñales nos GP 's da República Checa e na Hungria, voltando a substituí-lo posteriormente na Austrália, Malásia e Portugal, visto que após o Grande Prêmio da Indonésia, Maverick voltou a sentir dores no ombro lesionado.
O retorno do espanhol era previsto para uma das duas últimas etapas do ano e hoje foi
confirmado pela equipe através das redes sociais.