As altas temperaturas foram um desafio para a ação na pista, com as 14 primeiras posições decisivas em disputa; Filip Salač liderou a sessão por muito tempo e permaneceu na liderança até o final, à frente de Celestino Vietti da Boscoscuro e do líder do campeonato, Manuel González.
O tempo de 1min50s208 foi suficiente para Salač superar Vietti por 0.080s, enquanto "ManuGas" garantiu o terceiro lugar e ficou a um décimo do melhor tempo. Barry Baltus garantiu sua vaga no Q2 com o quarto lugar, enquanto a sorte de seu companheiro de equipe, Aron Canet, era diferente.
Empatado com González na liderança da classificação, a moto #44 estava apenas em 14º na bandeira quadriculada e sofreu um problema mecânico na volta de entrada. Jake Dixon ajudou Canet e terminou em nono após ser rebocado pelo companheiro de equipe Salač, enquanto o herói da casa Tony Arbolino garantiu o quinto lugar.
Em seguida, Albert Arenas teve uma tarde sólida, enquanto Daniel Holgado terminou em sétimo. Uma investida tardia de Alonso Lopez o levou diretamente para o Q2, terminando em oitavo, enquanto Izan Guevara completou o top 10.
Completando a lista de pilotos que deram conta do recado na sexta-feira e também irão disputar o Q2, estão Marcos Ramires, Senna Agius e o brasileiro Diogo Moreira, que ficou muito perto de sua primeira vitória na última etapa - e quase ficou de fora do Q1 em Mugello.
No entanto, a sexta-feira se tornou dramática para mais gente além de Canet. Nomes importantes no campeonato precisarão lutar no Q1, entre eles, o vencedor do GP de Aragón, Deniz Öncü, o vencedor de Mugello em 2024, Joe Roberts e o atual campeão mundial de Moto3, David Alonso. A Moto2 volta neste sábado às 08h45 da manhã horário de Brasília para a classificação, com transmissão da ESPN 4/Disney+.