A Fórmula 1 trouxe um pacote de mudanças para 2017, e a Mercedes precisou adaptá-las ao W08. A largura total passou de 1.800 para 2.000 mm. A carroceria aumentou de 1.400 para 1.600 mm. A asa dianteira, mais arredondada no bico, foi de 1.650 mm para 1.800 mm, enquanto a asa traseira foi abaixada em 150 mm.
Outras mudanças fundamentais aconteceram nas aletas laterais e na largura do pneu. Tais alterações elevaram o peso mínimo do carro, incluindo o piloto, de 702 kg para 728 kg, assim como o aumento do consumo máximo de combustível, que passou de 100 kg para 105 kg.
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2017 também foi o ano da asa T, uma peça fina posicionada na carroceria, à frente da asa traseira, para gerar mais downforce. Tal recurso só funcionou por uma temporada, já que foi banido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para 2018.
A famosa 'barbatana de tubarão', presente na cobertura dos motores, passou a aparecer no W08 na atualização feita para o GP da Espanha. A peça também foi banida ao fim da temporada.
Sem Nico Rosberg, aposentado, e com a chegada de Valtteri Bottas para fazer dupla com Lewis Hamilton, o W08 venceu 12 das 20 corridas que disputou, além de notar 15 poles, 9 voltas mais rápidas e 26 pódios. O suficiente para Hamilton garantir o tetracampeonato, além do título de Construtores para a Mercedes.