Sydney cogita acordo para receber GP da Austrália em pista de rua inspirada em Mônaco

A Fórmula 1 tem contrato por mais bons anos com Melbourne, mas Sydney, talvez a mais famosa cidade da Austrália, sonha em levar o Mundial num futuro a médio prazo

21 out 2021 - 11h56
Sydney cogita receber o GP da Austrália de F1
Sydney cogita receber o GP da Austrália de F1
Foto: AFP / Grande Prêmio

OS PONTOS FRACOS E FORTES DE MERCEDES E RED BULL NA RETA FINAL DE 2022

Melbourne recebe o GP da Austrália de Fórmula 1 desde 1996 e seguirá como palco do Mundial por mais alguns anos no circuito Albert Park. Mas Sydney, talvez a cidade mais famosa do país e sede dos Jogos Olímpicos de 2000, sonha em receber a principal categoria do esporte a motor num futuro próximo. Quem informa é a emissora local 7News.

Publicidade

Segundo o canal, o governo do estado Nova Gales do Sul, de onde Sydney é capital, tem "negociações em andamento" para apresentar uma oferta ao Liberty Media para levar a Fórmula 1. Entretanto, o contrato da categoria com Melbourne tem validade até a temporada 2025. Albert Park voltará a receber o Mundial em 2022 depois de dois anos fora do calendário em razão da pandemia de Covid-19.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sydney cogita receber o GP da Austrália de F1 (Foto: AFP)

O projeto de levar a Fórmula 1 para Sydney é do ministro de Investimentos de Nova Gales do Sul, Stuart Ayres. Uma das ideias do governo de Nova Gales do Sul é montar um circuito de rua às margens da Baía de Sydney, com inspiração clara ao famoso traçado urbano de Mônaco, um dos mais tradicionais da história da Fórmula 1.

Publicidade

Embora a região tenha um circuito permanente, o Sydney Motorsport Park, a prioridade seria, em caso de um acordo com a Fórmula 1, levar o Mundial para o que seria um novo circuito urbano.

Ainda de acordo com a emissora 7News, as autoridades locais optaram por não comentar as investidas neste momento até que seja concluído um estudo sobre a viabilidade de construção de um circuito de rua no porto de Sydney.

Uma das motivações para o projeto é o de atrair grandes eventos para promover a retomada da economia na região. Sydney, assim como Melbourne e várias cidades da Austrália, promoveu um longo período de lockdown para conter o avanço da Covid-19 e só recentemente, em razão da evolução da vacinação no país, tem conseguido avançar com o relaxamento das medidas de restrição.

Assim como Sydney, Melbourne também é uma cidade olímpica e recebeu os Jogos em 1956. Além da Fórmula 1, a cidade, capital do estado de Victoria, é a sede também do Australian Open, tradicionalmente o primeiro Grand Slam da temporada. Em 2032, a Austrália voltará a ser o grande centro do esporte e receberá os Jogos Olímpicos pela terceira vez, mas na cidade de Brisbane.

Publicidade

O GP da Austrália de Fórmula 1 já foi disputado 35 vezes. Entre 1985 e 1995, a prova foi disputada no circuito urbano de Adelaide e, a partir de 1996, em Albert Park, Melbourne.

VERSTAPPEN 'COMPRA' NAMORADA. F1 DETERMINA DRESS CODE. MULHER SENDO TRATADA ASSIM? | TT GP #35

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se