Red Bull recebe proposta da Honda e coloca acordo com Porsche em dúvida na F1

Quais motores vão impulsionar a Red Bull na temporada 2026? No momento, o acordo com a Porsche já não parece tão certo. A Honda voltou ao cenário

1 set 2022 - 15h21
Red Bull teve até layout do carro em homenagem à Honda em 2021, no GP da Turquia
Red Bull teve até layout do carro em homenagem à Honda em 2021, no GP da Turquia
Foto: Mark Thompson/Red Bull Content Pool/Getty Images / Grande Prêmio

GASLY E HERTA DENTRO, SCHUMACHER E RICCIARDO FORA? F1 2023 ENLOUQUECE | TT GP #67

O que a Red Bull vai fazer? Se há um mês as coisas pareciam praticamente definidas para um acordo com a Porsche a partir da temporada 2026, as coisas estão diferentes. O rumo da Red Bull tomou caminho distinto. A Honda fez nova proposta ao grupo austríaco e criou dúvidas quanto à aliança com a Porsche.

Publicidade

A informação é do jornalista inglês Joe Saward, experiente na cobertura da Fórmula 1. Segundo ele, o paddock já começa a falar que o negócio com a Porsche pode morrer na praia. O motivo foi uma proposta financeira melhor por parte da Honda.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No último fim de semana, na Bélgica, a Audi anunciou oficialmente a entrada na Fórmula 1 em 2026. A expectativa é que a montadora alemã fecha um acordo com Sauber, já adiantado, para adquirir 75% das ações do grupo e ter controle de uma equipe da F1. Até por isso já garantiu que ingressa na categoria no ano que vem.

Durante a entrevista coletiva no paddock de Spa-Francorchamps, o diretor-executivo da Audi, Markus Duesmann, reiterou que as operações de Audi e Porsche, em que pese serem duas empresas do Grupo Volkswagen, terão operações distintas na F1. E, conforme o esperado, Porsche e Red Bull planejam conduzir trabalhos em lugares distintos.

Publicidade

Red Bull e Porsche negociam para 2026… Mas vão fechar? (Foto: Jeroen Claus/Instagram)

A Porsche não quer tomar controle de uma equipe de F1, como a Audi pretende, e alinhou um acerto com a Red Bull para adquirir 50% das ações da equipe que saiu até como documento oficial. A participação prática seria construir toda a parte híbrida e elétrica do motor, de tecnologia mais sofisticada, na Alemanha. A companhia dos energéticos seguiria produzindo os motores de combustão interna na recém-criada Red Bull Powertrains, na fábrica onde está o restante da equipe, na Inglaterra.

A Honda, entretanto, ficou interessada com as novas diretrizes dos motores para a temporada 2026 e abriu o coração para retornar à categoria. Mesmo com o perigo da Porsche rondando a Red Bull, renovou o acordo de parceria técnica com o time austríaco até 2025. Chegou a receber uma negativa da Red Bull para a parceria de 2026 — o time ofereceu um acordo com a AlphaTauri, mas foi a Honda que não quis.

A questão mudou agora. A Honda voltou a investir numa proposta e, ao que tudo indica, a Red Bull passou a considerar viável desistir da Porsche.

SAINZ × PÉREZ: QUEM PODE SER MAIS DECISIVO A FAVOR DO COMPANHEIRO DE EQUIPE NA F1 2022?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se