O GP de São Paulo de F1 promete fortes emoções em Interlagos com destaque para o brasileiro Gabriel Bortoleto buscando pontos em casa, Lewis Hamilton atrás de seu primeiro pódio pela Ferrari e disputas acirradas pelo título de pilotos e a vice-liderança de construtores.
O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, recebe a partir desta sexta-feira, 6, as emoções do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Com destaque para o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, a etapa promete fortes emoções nas diferentes partes do grid.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
As atividades começam nesta sexta-feira, 7, às 11h30, com o primeiro treino livre. No mesmo dia, às 15h30, acontece a classificação para a sprint, marcada para 11h de sábado, 8.
Também no sábado, os pilotos entram em ação às 15h para a classificação. Por fim, a corrida principal será disputada no domingo, 9, às 14h.
Veja o que está em jogo no GP de São Paulo de F1
Pontos para o Brasil
Com Gabriel Bortoleto, o brasileiro voltará a ter para quem torcer em Interlagos após oito anos. Mais do que isso, o fã de automobilismo que marcar presença no Autódromo José Carlos Pace terá a oportunidade de ver um piloto do País pontuando em casa, o que não acontece desde a sétima colocação de Felipe Massa em 2017.
O cenário é difícil, mas está bem longe de ser impossível. Até aqui, Bortoleto pontuou em cinco das 20 corridas da temporada, inclusive na última etapa, realizada no México. Seu melhor resultado foi com a sexta colocação no GP da Hungria.
Os bons resultados, mesmo com um carro pouco competitivo, fazem com que o brasileiro possa sonhar em terminar o domingo entre as dez primeiras colocações.
Primeiro pódio de Hamilton pela Ferrari
Se Bortoleto nasceu no País, Lewis Hamilton pode dizer que virou brasileiro com o passar do tempo. Em novembro de 2022, o britânico foi homenageado com o título de cidadão honorário brasileiro, concedido em reconhecimento ao gesto em que celebrou Ayrton Senna após vencer em Interlagos em 2021.
Com o apoio dos fãs em sua segunda casa, o heptacampeão mundial quer alcançar seu primeiro pódio pela Ferrari e, de quebra, acabar com qualquer chance de terminar a temporada sem completar uma prova no top 3, algo inédito em sua carreira.
Os resultados do ano mostram que sonhar com um troféu em Interlagos é possível para o britânico. Na Emilia Romagna, Áustria, Grã-Bretanha e Estados Unidos, ele bateu na trave com a quarta colocação.
Luta pelo título
Com a sprint do sábado e a corrida de domingo, o GP de São Paulo pode conceder até 33 pontos a um piloto, desde que vença as duas provas. O cenário pode fazer com que o Mundial termine o domingo embolado.
No momento, Lando Norris, da McLaren, lidera com 357 pontos, um a mais que o companheiro de equipe, Oscar Piastri, e 36 a mais que Max Verstappen, da Red Bull, que têm, respectivamente, 356 e 321.
Chance de sair do zero
Além dos torcedores brasileiros, Interlagos pode ter, mais uma vez, uma invasão de argentinos torcendo por Franco Colapinto. Com o apoio dos ‘hermanos’, o piloto da Alpine tentará conquistar seus primeiros pontos na temporada.
No grid desde a sétima etapa, ele é o único entre os 20 competidores atuais que ainda não terminou uma corrida entre os 10 primeiros colocados na temporada. Seu melhor resultado foi o 11º lugar na Holanda.
Segunda colocação do Mundial de Construtores
Na classificação de construtores, a McLaren nadou de braçadas e conquistou o título de maneira antecipada no GP de Singapura, no começo de outro. A disputa pelo vice, porém, continua a todo vapor.
No momento, a Ferrari ocupa a segunda colocação com 356 pontos, seguida por Mercedes e Red Bull, com, respectivamente, 355 e 346.