F1: Pirelli anuncia pneus para as primeiras etapas de 2026

Pirelli define pneus para início da temporada 2026 e usará todos os cinco compostos slicks nas três primeiras etapas

15 dez 2025 - 17h02
Largada do GP da Austrália de 2025
Largada do GP da Austrália de 2025
Foto: Red Bull Content Pool / Clive Rose

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, definiu e divulgou as escolhas de compostos para as três primeiras etapas da temporada 2026. Em um movimento estratégico crucial para a era dos novos regulamentos técnicos, a empresa italiana confirmou que utilizará todos os cinco tipos de pneus slicks (C1 ao C5) logo nas corridas iniciais na Oceania e Ásia, com o objetivo de realizar uma avaliação completa e acelerada de seu portfólio.

A estratégia visa entender a interação dos novos carros, regidos por regras técnicas inéditas, com os pneus sob condições reais de corrida.

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"A hora é de submeter todos os nossos pneus ao teste máximo," declarou um porta-voz da Pirelli. "A utilização da gama completa, do C1 ao C5, nas primeiras corridas é vital para obter dados sobre desempenho, granulação e aquecimento. Isso é um passo fundamental para as escolhas que faremos quando a temporada se deslocar para a Europa."

O GP da Austrália, que abre o campeonato entre os dias 6 e 8 de março, em Melbourne, contará com os compostos C3 (médio), C4 (macio) e C5 (supermacio). A combinação costuma favorecer estratégias de duas paradas e amplia as possibilidades táticas ao longo da corrida. O circuito de Albert Park, conhecido por suas variações climáticas, já mostrou em temporadas recentes que pode exigir rápida adaptação das equipes.

Na sequência, de 13 a 16 de março, a Fórmula 1 desembarca em Xangai para o GP da China. Para esta etapa, a Pirelli selecionou os compostos C2 (duro), C3 (médio) e C4 (macio). O fim de semana também marcará a primeira corrida Sprint da temporada. O asfalto recapeado recentemente apresenta exigência moderada, mas impõe alto desgaste ao lado esquerdo do carro, sobretudo em termos de carga lateral.

O GP do Japão, disputado entre 27 e 29 de março, em Suzuka, terá a escolha mais conservadora do início do campeonato: C1 (duro), C2 (médio-duro) e C3 (médio). O traçado japonês, famoso por suas curvas de alta velocidade e elevada carga lateral, representa um dos maiores desafios para a durabilidade dos pneus. Dependendo das condições climáticas, a corrida pode variar entre uma ou duas paradas, como já ocorreu em temporadas recentes.

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Os compostos para a três primeiras etapas
Foto: Pirelli Motorsport

Antes do início oficial em Melbourne, equipes e pilotos passarão por uma intensa preparação com os novos carros de 2026. Estão agendadas três sessões de testes: a primeira em Barcelona (26 a 30 de janeiro), seguida por duas rodadas no Bahrein (11 a 13 e 18 a 20 de fevereiro). Este período de testes é crucial para que os novos chassis e as especificações dos pneus sejam validados em conjunto.

As informações coletadas nestas primeiras provas serão vitais para a Pirelli moldar o restante de suas nomeações para a temporada, prometendo um início de campeonato focado tanto na competição quanto na coleta intensiva de dados.

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