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F1: Madri estaria pronta para assumir GP da Espanha em 2026

Um projeto que se discute desde 2021 parece que agora acontecerá: Madri montaria uma pista de rua para ter a F1 a partir de 2026

5 dez 2023 - 10h19
Largada do GP da Espanha em Barcelona. Madri estaria pronta para ser anunciada
Largada do GP da Espanha em Barcelona. Madri estaria pronta para ser anunciada
Foto: Pirelli Motorsport

Se tem uma prova que volta e meia se tem discussão se permanece no calendário é o GP da Espanha. Embora já tenhamos oportunidades em que o país ibérico recebeu 2 provas no mesmo ano, as últimas renovações têm sido bastante custosas...

Um dos pontos em que a Liberty Media consegue ter sua receita é justamente no valor pago pelos organizadores pelas provas. O Circuito da Catalunha tem permanecido nos últimos anos graças aos massivos investimentos feitos pelo governo local. Mesmo com toda a divulgação gerada internacionalmente, os custos são bem questionados.

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Nos últimos tempos, o projeto Madri passou a ganhar espaço no cenário. Embora Barcelona esteja no calendário desde 1991, a Liberty vem com a ideia de ter provas em locais “destino”. Ou seja: cidades que tem apelo turístico e ajude a alavancar a prova. Miami e Las Vegas entraram neste campo. Madri também entraria aqui, embora Barcelona tenha um senhor apelo (embora a pista fique nos arredores da cidade).

Madri de certa forma viveu o clima de F1 com Jarama: o circuito ficava a 30km da cidade e era um circuito permanente, com caraterísticas sinuosas e curto. Começou em 1968 e dividia com Montjuich (circuito citadino de Barcelona) o GP da Espanha. A partir de 1976, após a acidentada edição de 1975, recebeu até 1981 (com a última vitória de Gilles Villeneuve). Porém, com a necessidade de obras e direcionar recursos para outros lugares, o GP foi embora, só voltando em 1986 em Jerez.

O projeto de Madri, que vem sendo gerido desde 2021, tem uma influência privada e seria uma pista de rua. Aqui entra o apoio da Prefeitura local, que inclusive já mandou cartas para a Liberty Media dando seu aval. O principal motor do projeto é o IFEMA (Institución Ferial de Madrid), um espaço fundado em 1980 para a organização de feiras e eventos.

O traçado seria montado em torno do IFEMA, uma área que a Prefeitura de Madri deseja promover. Além disso, passaria perto da Ciudad Deportiva do Real Madrid. Seria um belíssimo chamativo para a prova e ainda para o clube, que é um dos maiores do mundo. Tudo que a F1 gostaria para aumentar a exposição da categoria e com os patrocinadores.

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Projeção circuito Madri
Foto: Fastest Pit Stop / X

Lembrando que o IFEMA foi onde teve a primeira edição da F1 Exibition, grande exposição montada pela Liberty Media a partir deste ano para mostrar a F1 em todos seus aspectos e contando sua história.

Não está claro se a entrada de Madri significaria a saída de Barcelona. A briga entre as cidades é algo tétrico e ainda há a questão política (a Catalunha bradando por separar-se da Espanha). Não se pode descartar uma convivência entre as provas ou até mesmo algum tipo de alternância como era nas décadas de 60/70.

A F1 busca o equilíbrio entre ampliar mercados e receitas, porém sem perder a sua identidade. Com a valorização da categoria, uma das formas que a Liberty Media manteve da gestão Bernie Ecclestone a política de buscar novos lugares para aumentar o faturamento. E as equipes acabam ficando reféns disso pois, mesmo com a reclamação de excesso de provas, recebem mais com isso.

O jornal El Mundo dá conta que o anúncio da prova deveria ter sido feito na semana passada, mas que alguns problemas técnicos impediram. Se estima que a cidade ganharia cerca de 450 milhões de euros e estaria desembolsando cerca de US$ 40 milhões por ano por 10 anos. Este valor seria um belo acréscimo em relação aos US$ 25 milhões pagos pela Catalunha após a última renovação, que vai até 2025.

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