F1: GP da Emilia-Romagna fecha 7ª etapa com brigas, ultrapassagens e boas histórias

Verstappen brilhou sobre Oscar Piastri, Mercedez sofre e 'lado B' pede passagem

18 mai 2025 - 22h27

O GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1 foi melhor que a encomenda. A corrida deste domingo não apresentou a temida procissão, pelo contrário: teve brigas, disputas, ultrapassagens e boas histórias. E só não teve ao menos uma briguinha pela vitória porque a McLaren não quis, diga-se.

Max Verstappen triunfou depois de dar um baile em Oscar Piastri na largada. Corajoso, tomou a ponta por fora em manobra que o australiano está tentando entender até agora. Vacilo de Oscar, sim, mas mérito enorme de Max. Depois, o neerlandês administrou firme a prova, só que poderia ter sido ameaçado na reta final, quando um safety-car estranho apareceu. A McLaren, porém, não soube o que fazer.

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Lando Norris fez boa corrida e completou em segundo, na frente do companheiro Piastri, que torrou os pneus nas voltas iniciais da prova. Lewis Hamilton Charles Leclerc conseguiram aplacar a crise na Ferrari e ficaram em quarto e sexto, respectivamente, com um excelente Alexander Albon entre eles.

A corrida, que teve safety-car e safety-car virtual, ainda viu George Russell se arrastar ao sétimo lugar, com a zona de pontos fechada por Carlos Sainz, Isack Hadjar Yuki Tsunoda, que horas antes nem carro tinha para correr depois da pancada de sábado. Gabriel Bortoleto foi 18º, mas fazia corrida boa até a primeira parada começar a colocar tudo a perder.

Verstappen volta a mostrar que vive fase imbatível no braço

A Red Bull cresceu consideravelmente em Ímola e entregou um carro digno a Verstappen. E aí, amigo, é atualmente o que basta para o tetracampeão. Max provou novamente que não tem como ser batido em condições normais quando o assunto é talento, fez uma largada estranha, em um primeiro momento, mas viu que Piastri cochilou ao tentar se defender de Russell e partiu para o ataque. A manobra foi lindíssima, por fora, como um laser, sem dar tempo do rival pensar ou entender o que tinha acontecido.

O ritmo depois mostra como os austríacos melhoraram também, o que esquenta o clima para o resto do campeonato. Abrir a fase europeia com vitória era simplesmente chave para os energéticos.

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McLaren rejeita oportunidade recebida via safety-car e deixa Red Bull sonhar

A McLaren não teve uma performance avassaladora na Emilia-Romagna, é verdade, mas a oportunidade apareceu. Quer dizer, foram algumas, né? A pole de Piastri já era uma muito boa, mas, depois que Verstappen passou, a corrida parecia decidida. Veio, então, mais um safety-car daqueles marotos e a prova tinha tudo para virar do avesso. Naquele momento, Piastri vinha com pneus gastos, enquanto Norris parava para marcar Max e tentar um ataque final.

Mas como atacar se a equipe achou uma boa manter Oscar ali no meio dos dois? No fim, os dois pilotos foram prejudicados: Piastri poderia parar e atacar Lando, enquanto Lando poderia ter caminho livre para tentar desafiar Verstappen. Nada disso aconteceu. A Red Bull sorriu, ainda mais diante dos problemas que os papaias mostraram com consumo de pneus. O jogo virou?

Ferrari aplaca crise com exibição corajosa na Emilia-Romagna

A Ferrari precisava de um corridão para evitar que a sangria desatada continuasse. E ela veio! Os italianos contaram com sorte, sim, mas também tiveram estratégia certeira com Hamilton e uma espécie de 'megaundercut' com Leclerc, que induziu metade do grid a parar extremamente cedo.

Além disso, os pilotos estiveram muito bem, especialmente o inglês, já que o monegasco se salvou de uma punição por jogar Albon para fora que também foi meio controversa. E, claro, o mais importante aqui: o ritmo de corrida dos vermelhos existiu, não era alarme falso o que foi visto na sexta-feira. Bom sinal, bom sinal. É evoluir aos sábados que a coisa pode melhorar de vez.

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Mercedes vive dia sofrível e levanta dúvidas para sequência da F1 2025

A Mercedes falou em "desempenho preocupante" em Ímola e tem toda razão. Se a classificação ainda teve brilho de Russell ao apostar nos pneus médios, isso cobrou um preço pesado no domingo: o inglês ficou muito rapidamente com os compostos desgastados. Mas, acima de tudo, faltou ritmo. E aqui é geral, ritmo geral. Russell e Kimi Antonelli sofreram a corrida toda e foram andando junto com Aston Martin, Racing Bulls e abaixo da Williams. É bem preocupante que isso aconteça justamente no começo da perna europeia.

Williams brilha e Hadjar vai bem. Sauber e Aston Martin perdem chances na Emilia-Romagna

Na 'F1 B', a Williams dominou as ações. O esperado duelo com a Aston Martin não veio, mas não porque os verdinhos não tivessem ritmo. A real é que a tática ajudou Albon, o safety-car deu uma mão, mas, principalmente, os britânicos acabaram com as próprias chances quando esqueceram Fernando Alonso e Lance Stroll na pista com todo mundo parando no carro de segurança virtual.

Depois, no segundo safety-car, Alonso trocou pneus e cresceu, mas era tarde demais. A Williams nadou de braçadas ali, ainda incomodou Ferrari e Mercedes e se provou novamente como grande força do pelotão intermediário. Teve ainda um ousado Isack Hadjar sendo protagonista no meio do grid e pontuando, enquanto a Sauber viajou nas paradas de Bortoleto e perdeu chance de brigar por top-10 ao, assim como a Aston Martin, esquecer Nico Hülkenberg na pista, mas já na reta final da prova.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, de 23 a 25 de maio, com o GP de Mônaco.

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