Corvette C7 GT3-R inicia “turnê de despedida” no GT America

Modelo da Callaway entra em último ano de homologação na GT3 moderna e marca o fim de uma geração com motor dianteiro.

27 mar 2026 - 15h47
Foto: Divulgação / Mishumotors

O Callaway Corvette C7 GT3-R inicia neste fim de semana, em Sonoma, sua última temporada nas competições GT3 modernas. O modelo será conduzido por Mirco Schultis no GT America em uma campanha que o próprio piloto definiu como uma “turnê de despedida”.

O carro entra em seu último ano de homologação junto à FIA, encerrando um ciclo iniciado em 2015 e representando uma das últimas gerações de GT3 com conceito mais mecânico, com motor dianteiro e menor dependência aerodinâmica.

Publicidade

Aos 60 anos, Schultis, proprietário e piloto da equipe Mishumotors, chega motivado após conquistar o melhor resultado de sua carreira na etapa final da temporada passada, em Indianápolis, onde terminou em segundo lugar mesmo competindo com o pulso quebrado.

Na ocasião, ele travou um duelo direto com Ross Chouest, que pilotava o novo Corvette Z06 GT3.R, desenvolvido pela Pratt Miller, representante da nova geração da marca na categoria.

Mesmo com a evolução dos GT3 modernos, Schultis acredita que o Corvette ainda pode ser competitivo em condições específicas, especialmente em clima frio ou chuvoso.

“O carro ainda é bom quando está frio e chuvoso. A aerodinâmica do nosso carro é limitada em comparação com o novo Corvette ou a Ferrari.”

O piloto também destacou sua afinidade com circuitos de rua, onde a menor dependência de testes pode equilibrar a disputa.

Publicidade

Apesar de iniciar a temporada neste fim de semana, Schultis ainda não definiu quantas etapas irá disputar em 2026 e pretende decidir sua participação corrida a corrida.

“Vou decidir corrida a corrida se quero correr. No ano passado eu queria fazer a temporada completa, mas acabei ficando meses na Europa porque estava gostando.”

A ligação com o carro segue sendo o principal motivo para continuar competindo.

“Eu simplesmente amo o carro; é indestrutível e é uma das poucas categorias onde ainda é possível correr com ele e ser competitivo.”

Enquanto isso, a Callaway Cars desenvolve um novo projeto baseado no C7 para competições históricas, com potência estimada em cerca de 700 cavalos.

Schultis também avalia a possibilidade de competir futuramente em categorias voltadas a GT3 clássicos, como a GT3 Revival, ou utilizar seu Mercedes-Benz SLS AMG GT3 em eventos históricos.

Ainda assim, o piloto mantém o interesse em testar o novo Corvette Z06 GT3.R, atual representante da marca na categoria.

“Seria bom dirigir o novo Corvette, pelo menos testá-lo um dia.”

A temporada marca a despedida de um dos GT3 mais emblemáticos da última década.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações