Terezinha leva ouro dos 100 m em Lyon; pódio é todo brasileiro

23 jul 2013 - 14h57
(atualizado às 20h47)
<p>Terezinha confirmou o favoritismo nos 100 m rasos</p>
Terezinha confirmou o favoritismo nos 100 m rasos
Foto: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB / Divulgação

A brasileira Terezinha Guilhermina conquistou a medalha de ouro, nesta terça-feira, nos 100 m da categoria T11 do Mundial Paralímpico de Atletismo, disputado em Lyon, na França. Em uma repetição do que foi visto na Paralimpíada de Londres, o pódio todo da prova foi brasileiro, completado por Jerusa Santos e Jhulia Karol, que levaram prata e bronze, respectivamente.

Na disputa desta terça-feira, Terezinha cravou a marca de 12s16, 0s15 a mais do que havia conseguido em Londres 2012. O tempo, no entanto, foi suficiente para ficar à frente das compatriotas, a exemplo do visto na Paralimpíada, quando o Brasil conseguiu o pódio triplo.

Publicidade

"Fique muito feliz por elas, por termos subido ao pódio juntas, repetindo a sensação de Londres, que para mim é inesquecível. Fico muito feliz por isso", disse Terezinha.

O trabalho da equipe brasileira ficou ainda mais facilitado uma vez que a angolana Esperança Gicaso, a quarta paratleta na final, queimou a largada e foi desclassificada. Terezinha ficou a 0s15 do recorde mundial, que ela mesma cravou em Londres. Já Jerusa garantiu a prata com um tempo de 12s80. Jhulia, por sua vez, fez uma marca de 13s11.

Medalhista vira dúvida

Depois de conquistar o bronze, Jhulia Karol pode não competir nos 200 m T11. A paraense sentiu um estiramento na perna direita que se agravou com a prova e passará por exames na quarta-feira para descobrir se poderá participar da semifinal na sexta. Ela deixou a pista carregada por seu guia, mas se mostrou confiante em sua recuperação.

Publicidade

O repórter viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações