Paranaense 2019 terá Furacão aspirante e 'pequena Série B'

18 jan 2019 - 15h18
(atualizado às 15h18)

O Campeonato Paranaense chega a sua 105ª edição tentando mais uma vez ganhar o prestígio perdido nos últimos anos. Em 2018, o campeão foi o Athletico Paranaense, que utilizou uma equipe de aspirantes, comandado por Tiago Nunes, e deixou para trás seus maiores adversários, que atuavam com os elencos principais. As duas fases de grupo homenagearão esse ano dois ex-jogadores que fizeram história na competição: Barcímio Sicupira, que dará nome a primeira taça, e Dirceu Krüger, à segunda.

Defendendo seu título e buscado um bicampeonato que não acontece desde 1982-83, o Furacão mais uma vez vai com sua equipe de aspirantes, agora comandada por Rafael Guanaes. Será a chance para novas caras aparecerem, de olho no time principal, mas também de antigos nomes que estavam emprestados ou chegam como reforços ganharem uma oportunidade. É o caso do zagueiro Robson Bambu e do volante Dudu, que vieram do Santos, e do goleiro Léo, do lateral Nicolas e dos meias João Pedro e Matheus Anjos, que retornam de empréstimos.

Publicidade

O Paranaense 2019 também terá como curiosidade uma pequena Série B do Brasileirão. Isso porque quatro times que disputam a competição entrarão em campo. A começar pelo Coritiba, maior detentor de títulos no Estado, com 38 conquistas, a última em 2017. A porta do Alto da Glória viu passar quase 20 atletas rumo a outros clubes e, em contrapartida, viu pouca gente chegar. O técnico Argel Fucks terá à disposição como reforços os laterais direitos Felipe Mattioni e Sávio, o lateral esquerdo Fabiano, o meia Giovanni e o atacante Welinton Júnior. A promessa é de nomes que cheguem para resolver, mas a realidade financeira ainda deixa o torcedor coxa-branca bastante desconfiado.

O Paraná Clube, que no Brasileiro foi rebaixado na Série A, passa também por um grande processo de reformulação O técnico Dado Cavalcanti, mantido na Vila, teve pouco tempo para trabalhar na montagem do novo elenco, mas aposta na mescla da experiência coma juventude de algumas crias do clube. E novidades não faltarão. Os laterais direitos Éder Sciola e Sueliton, os zagueiros Eduardo Bauermann, Fernando Timbó e Matheus Lopes, os volantes Alejandro Márquez, Kadu e Jeferson Lima, os meias Higor Leite, Itaqui e Fernand Neto, além do atacante Jenison, carregam a esperança de um ano com mais vitórias e menos sofrimento.

Quatro vezes campeão estadual e uma das principais forças do Paraná, o tradicional Londrina quer fazer bonito, mas deve passar mais uma vez por modificações no elenco. A principal esperança segue nos pés do atacante Dagoberto, que ainda aguarda pela mobilização da diretoria e dos torcedores, que querem sua permanência. Enquanto isso, reforços do time que disputou a Copa São Paulo de Juniores, como Luquinha, e nomes como zagueiro Augusto, os volantes Matheus Bertotto e Junior Ramos, o lateral-esquerdo César, e os atacantes Luidy e Wéverton.

O mais novo integrante deste grupo, o Operário, de Ponta Grossa, subiu da Série C e usará a competição de olho no Brasileirão. Campeão em 2015, o Fantasma retorna da Divisão de Acesso e agora quer mostrar que pode se firmar como uma equipe de elite do Estado. O técnico Gerson Gusmão aproveitou uma seria de jogos-treino para montar seu time, que terá como reforços o goleiro Thiago Braga, o volante Jardel e o lateral-esquerdo Allan Vieira. Porém, a aposta é que o Estádio Germano Krüger mais uma vez seja o maior diferencial para o clube.

Publicidade

O Estadual ainda terá como peculiaridade duas equipes da cidade de Cascavel, no Oeste do Estado. O Cascavel FC, que treina desde o mês de outubro, e o Cascavel CR, que foi promovido da Divisão de Acesso. Do litoral virá o tradicional Rio Branco, com campanhas irregulares nos últimos anos, mas sempre perigoso jogando na Estradinha. Toledo, Maringá, Cianorte - que terá como principais atrações o argentino Frontini e o volante Léo Gago - e Foz do Iguaçu terão muitas novidades, mas podem sofrer por conta da falta de calendário no segundo semestre de 2018.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações