Oferecimento

Wall St fecha com leves ganhos, conforme dados mantêm as expectativas de corte do Fed

5 dez 2025 - 18h27
(atualizado às 18h57)

As ações dos EUA encerraram a semana de negociações com leves ganhos nesta sexta-feira, já que os últimos dados econômicos mantiveram intactas as elevadas expectativas de um corte na taxa de juros do Federal Reserve na próxima semana.

Na esteira da paralisação de 43 dias do governo, os participantes do mercado têm digerido dados econômicos atrasados, à medida que o atraso diminui lentamente, ao mesmo tempo em que procuram indicadores secundários para avaliar a saúde da economia.

Publicidade

Os dados atrasados do Departamento de Comércio mostraram que os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica, aumentaram 0,3% em setembro, correspondendo à estimativa dos economistas consultados pela Reuters, após um ganho de 0,5% revisado para baixo em agosto.

Além disso, o Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal aumentou 0,3%, após um aumento de 0,3% em agosto, informou o Bureau de Análise Econômica. No período de 12 meses até setembro, o índice de preços PCE avançou 2,8%, depois de subir 2,7% em agosto. Ambos ficaram em linha com as previsões.

Um relatório separado da Universidade de Michigan mostrou que o sentimento do consumidor melhorou no início de dezembro para 53,3, superando a previsão de 52.

Os mercados estavam precificando uma chance de 87,2% de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros na reunião do Fed deste mês, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME, embora se espere que a reunião tenha um grande número de votantes dissidentes devido a preocupações com a inflação persistente. As expectativas de um corte estavam abaixo de 30% há duas semanas, até que várias autoridades do Fed expressaram apoio a uma redução da taxa.

Publicidade

"Os investidores estão olhando para a próxima semana. Teremos um pouco mais de dados econômicos... mas todas as atenções estarão voltadas para a reunião do Fed na quarta-feira e, no momento, há uma probabilidade muito grande de que o Fed corte as taxas em mais um quarto de ponto", disse Michael Sheldon, vice-presidente e gerente sênior de portfólio da Washington Trust Wealth Management, em New Haven, Connecticut.

"Depois, a questão é o que eles dirão após a reunião e se darão alguma dica sobre a política futura."

O Dow Jones subiu 0,22%, para 47.954,99 pontos, o S&P 500 ganhou 0,19%, para 6.870,40 pontos, e o Nasdaq avançou 0,31%, para 23.578,13 pontos.

Na semana, o S&P 500 ganhou 0,31%, o Nasdaq subiu 0,91% e o Dow teve alta de 0,5%. Todos os três índices registraram um segundo avanço semanal consecutivo.

As ações da Warner Bros Discovery subiram 6,3% depois que a Netflix concordou em comprar sua divisão de TV, estúdios de cinema e streaming por US$72 bilhões, encerrando uma guerra de lances que durou semanas.

Publicidade

As ações da Netflix fecharam em queda de 2,9%, enquanto a Paramount Skydance, uma das outras concorrentes da Warner Bros, caiu 9,8%.

Os serviços de comunicação foram o setor de melhor desempenho entre os 11 setores do S&P 500, com um ganho de quase 1%, ao estabelecer um recorde de alta no fechamento.

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações