Os principais índices de Wall Street fecharam em alta nesta quinta-feira, com um relatório de inflação fraco alimentando expectativas de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve, enquanto a forte previsão da fabricante de chips Micron sinalizou uma alta demanda relacionada à inteligência artificial (IA).
O Dow Jones subiu 0,14%, para 47.951,85 pontos. O S&P 500 ganhou 0,79%, para 6.774,76 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,38%, para 23.006,36 pontos.
O relatório do índice de preços ao consumidor mostrou que os preços aumentaram menos do que o esperado no ano até novembro. O Departamento do Trabalho não publicou as alterações do índice mês a mês depois que a paralisação de 43 dias do governo impediu a coleta de dados de outubro.
"O relatório construtivo do índice de preços ao consumidor (...) começa a aliviar ainda mais a pressão sobre formuladores de política monetária para que se sintam mais à vontade para cortar os juros no próximo ano", disse Bill Merz, chefe de pesquisa de mercado de capitais do Grupo de Gestão de Ativos do U.S. Bank. "Vamos querer ver o acompanhamento no próximo mês para garantir que não houve muito barulho com a paralisação."
Operadores agora veem uma chance de 58% de que o Fed adote uma política monetária mais branda em março, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
Seis dos 11 setores do S&P 500 tiveram ganhos, liderados pelo de consumo discricionário , que subiu 1,78%.
Entre as ações de tecnologia, a Micron Technology saltou 10,2% depois que a empresa previu um lucro trimestral de quase o dobro do que analistas esperavam, devido à forte demanda relacionada à IA.