Os principais índices de Wall Street fecharam em baixa nesta sexta-feira, e os investidores trocaram a tecnologia por outros setores, já que a Broadcom e a Oracle alimentaram preocupações sobre uma bolha de IA e a alta dos rendimentos dos Treasuries aumentou a pressão depois que alguns formuladores de políticas se manifestaram contra a flexibilização da política monetária.
Os rendimentos dos Treasuries subiram depois que um grupo de autoridades do Federal Reserve, que votou contra o corte da taxa de juros do banco central nesta semana, expressou preocupações de que a inflação continua muito alta para justificar a redução dos custos dos empréstimos.
As ações da Broadcom despencaram 11,4% depois que a fabricante de chips alertou sobre margens futuras menores, causando novas preocupações sobre a lucratividade dos crescentes investimentos em IA.
Oracle tombou 4,5% após queda de quase 11% na quinta-feira, após a fraca previsão financeira da empresa de software em nuvem. As ações da Oracle estiveram sob pressão nesta sexta-feira, mesmo depois de negar uma reportagem da Bloomberg de que seus centros de dados para a OpenAI, fabricante do ChatGPT, estavam sendo adiados.
Não ajudou o fato de o S&P 500 e o Dow terem atingido recordes de fechamento na quinta-feira e de os investidores estarem atentos aos importantes dados do mercado de trabalho e da inflação que serão divulgados na próxima semana, de acordo com Anthony Saglimbene, estrategista-chefe de mercado da Ameriprise.
"Não é de surpreender que o mercado esteja vendendo hoje depois de duas semanas bastante sólidas", disse Saglimbene, acrescentando que, depois de recordes de fechamento, e com "algumas perturbações no tema da inteligência artificial no momento, os investidores estão olhando para alguns dos setores mais defensivos".
Os relatórios do Departamento do Trabalho sobre a folha de pagamento não agrícola, a inflação ao consumidor e os dados de vendas no varejo devem ser divulgados na próxima semana e podem oferecer uma visão melhor da saúde da economia depois que a paralisação do governo em outubro privou os investidores e os formuladores de políticas de divulgarem dados oficiais.
"O mercado provavelmente está um pouco cauteloso em relação a esses grandes números na próxima semana", disse o estrategista.
O Nasdaq Composite caiu 1,69%, para 23.195,17 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 1,07%, para 6.827,41 pontos. Na semana, o S&P 500 caiu 0,63% e o Nasdaq recuou 1,62%.
O Dow Jones cedeu 0,51% no dia, para 48.458,05 pontos, mas conseguiu registrar um ganho semanal de 1,05%.