BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá, na sexta-feira, 16, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. O encontro será no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
O encontro será realizado às 13h, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores quando o Rio era a capital do País.
A reunião foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em comunicado nesta quarta-feira, 14.
Segundo a Secom, Lula discutirá com Von der Leyen e Costa "temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia". Ainda segundo a Secom, os três devem dar declaração à imprensa após a reunião.
Lula não deve viajar a Assunção para a assinatura do acordo. Em seu lugar, deve ir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O Estadão/Broadcast apurou que a assinatura deve contar com a presença dos ministros dos países sul-americanos.