O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta recorde nesta quarta-feira, impulsionado por ganhos em ações de produtos químicos e de saúde, enquanto investidores também monitoraram as repercussões das tensões geopolíticas latentes em todo o mundo.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,18%, a 611,56 pontos, com o setor de produtos químicos liderando os ganhos setoriais com um salto de 2%.
A EMS Chemie subiu 8% e esteve entre as empresas de melhor desempenho no STOXX 600, depois que o UBS elevou a recomendação do grupo químico suíço de "espera" para "compra". As empresas químicas também estiveram entre as que mais ganhavam no índice de referência norte-americano S&P 500 .
Em relação aos balanços corporativos, a Orion , fabricante finlandesa de medicamentos, subiu 12%, atingindo seu maior nível desde outubro, após uma previsão de receita melhor do que a esperada para 2026.
A AstraZeneca subiu 2,4%, um dia depois de dizer que havia concordado em comprar a Modella AI, sediada em Boston, e também ajudou a impulsionar o setor de saúde para alta de 1,3%.
Michael Field, estrategista de mercado de ações europeias da Morningstar, disse que o mercado estava digerindo algumas das notícias sobre o acordo comercial entre a UE e o bloco comercial Mercosul na América Latina, que encerrou um quarto de século de negociações.
Ele "permite que esses setores - farmacêutico, alguns industriais e, na verdade, químicos - exportem mais ao longo do tempo sem as mesmas barreiras comerciais ou tarifas", disse Field.
As ações de luxo reduziram seus ganhos e terminaram em queda de 0,3%, com investidores digerindo a falência do conglomerado de lojas de departamentos de alto padrão Saks Global.
O setor de mineradoras ganhou 1,8%, enquanto o de defesa caiu 1,6% e interrompeu oito sessões consecutivas de ganhos.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,46%, a 10.184,35 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,53%, a 25.286,24 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,19%, a 8.330,97 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,27%, a 45.647,40 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,05%, a 17.695,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,10%, a 8.567,52 pontos.