Comer fora de casa é um dos primeiros gastos que cortamos quando a inflação começa a deixar o mês mais “curto”. E como o primeiro trimestre de 2022 foi marcado pela alta da inflação, cortar a comida fora de casa afetou diretamente os restaurantes. Especialmente os pequenos ― inclusive no serviço de delivery.
É natural, portanto, que os pequenos restaurantes busquem soluções para driblar o problema. E é aí que entra a tecnologia, pois muitas vezes os pequenos detalhes, quando bem ajustados, podem fazer toda a diferença no faturamento.
Uma das soluções buscadas pelos donos de empreendimentos é precificar seus produtos a partir de uma análise do custo da mercadoria vendida, o famoso CMV. A proposta aqui é sugerir preços que melhorem a margem de lucro do empreendedor.
“A ideia é otimizar a operação e manter a saudabilidade dos preços do cardápio mesmo com as alterações causadas pela inflação”, explica Marina Lima, especialista de mercado e co-fundadora e Chief Revenue Officer na Zak, startup de gestão integrada para restaurantes.
“Alimentos são a cadeia do restaurante, tudo impacta a operação ― preço de alimento é um dos principais ponteiros. Esse é um momento de colocar em prática estratégias que vão além da venda, mas que garantam a proximidade com o consumidor, entregando uma experiência única e garantindo a fidelização”, afirma ela.
Programa de fidelidade e cashback
Outra solução que tem trazido resultados rápidos é o programa de fidelidade, com cashback e descontos especiais, que apresenta uma boa taxa de retorno de clientes. O Pandaréu, restaurante e café em São Paulo, apostou no programa de fidelidade desenvolvido pela Zak e viu seu faturamento aumentar mais de 30% em relação aos meses anteriores.
“Logo no primeiro mês aproximadamente 12% de todo o faturamento veio de consumidores cadastrados no Cashback Pandaréu e o ticket médio foi 121% mais alto nos clientes fidelizados”, compartilha Eduardo Alves, diretor financeiro do Pandaréu.
Mas não adianta ficar só na precificação e no cashback, existem muitas outras ações que podem usar a tecnologia para ajudar eses mercado.
“Cada vez mais falamos de experiência do consumidor e isso é essencial para se destacar no mercado. Além de fidelizar o cliente, esse tipo de inovação ainda é um excelente gatilho para aumento de vendas”, finaliza Marina Lima.