Secretário do Planejamento responsável por avaliação de políticas públicas pede demissão

30 abr 2025 - 15h04
(atualizado às 15h29)

O secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Sergio Firpo, deixará o cargo na próxima segunda-feira, informou a pasta nesta quarta-feira, ressaltando que a saída ocorre a pedido.

Firpo, que comanda a secretaria que centralizava a reavaliação de programas do governo federal com o objetivo de otimizar despesas públicas, será substituído por seu secretário-adjunto, Wesley Matheus de Oliveira, informou o ministério em nota.

Publicidade

Segundo a pasta, a saída de Firpo coincide com seu retorno como docente ao Instituto de Ensino e Pesquisa Insper.

O governo é alvo de pressão para implementar ações de corte de gastos públicos que dêem sustentabilidade ao arcabouço fiscal e vinha dando protagonismo à Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas como instrumento para uma maior efetividade dos gastos públicos por meio de análises, pentes-finos e sugestões de aprimoramentos de programas.

Segundo a nota do Planejamento, Firpo disse ter se comprometido com a ministra da pasta, Simone Tebet, a estruturar uma secretaria que contribuísse para fortalecer a agenda de avaliação no Executivo federal e desenvolvesse instrumentos para o aprimoramento da qualidade do gasto público.

"Após mais de dois anos de trabalho, percebo que fizemos importantes avanços nessa direção", afirmou.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações