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Pix Parcelado já é usado por mais da metade dos brasileiros

Estudo da Matera mostra que 53% dos consumidores já recorreram ao Pix Parcelado

11 set 2025 - 06h24
Resumo
Pix Parcelado é utilizado por 53% dos brasileiros, destacando-se como alternativa de crédito acessível e democrática, especialmente para quem está fora do sistema financeiro formal, apesar da baixa clareza sobre os custos.
Foto: Freepik

Ainda em fase de testes em algumas instituições, o chamado Pix Parcelado já caiu no gosto dos brasileiros. De acordo com a pesquisa “Jornada de Crédito: como consumidores e executivos avaliam oportunidades e riscos”, da Matera, 53% do público entrevistado afirmou ter utilizado a modalidade, que fica logo atrás do cartão de crédito (77%). Os dados foram coletados entre 23 e 31 de outubro de 2024, período em que ainda não havia regulamentação oficial do Banco Central para a modalidade, cujo lançamento está previsto para o próximo mês de setembro. Embora ainda não haja um número oficial consolidado, versões próprias do Pix Parcelado já são encontradas em grandes bancos e fintechs.

A pesquisa também mostra que os principais motivos para uso do Pix Parcelado oscilam entre emergências pessoais (28%), compras ou pagamentos à vista (27%), além de contas do dia a dia (17%). Para o diretor de Produtos da Matera, Bruno Samora, a modalidade representa uma nova e mais democrática alternativa para acesso ao crédito no país: “O Pix, em todas as suas frentes, tem ampliado o acesso financeiro, e a possibilidade do parcelado segue a mesma lógica: é simples, rápido e acessível, mas precisa de uma abordagem segura e otimizada.”

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Embora a pesquisa revele que muitos consumidores ainda contratam crédito sem a clareza dos custos (apenas 38% dos usuários do Pix Parcelado disseram que sabem informar a taxa cobrada na transação), a facilidade de contratação é apontada como vantagem. Isso porque a modalidade abre caminho para públicos historicamente à margem do sistema financeiro formal. 

Segundo estimativas do Banco Central, cerca de 60 milhões de brasileiros não têm cartão de crédito. O dado reforça a importância de ampliar a transparência e a educação financeira, ao mesmo tempo em que evidencia o potencial de democratização de acesso por meio de alternativas simples e acessíveis para quem, antes, estava excluído do sistema. 

Na esteira da liderança do Pix como meio de pagamento mais popular do Brasil, o avanço dessa solução já indica mudanças importantes no comportamento dos consumidores e abre novas oportunidades para as instituições financeiras. Com a implementação das novas diretrizes do BC para o Pix Parcelado, espera-se garantir mais segurança e previsibilidade à modalidade, que tem potencial para ampliar o acesso ao crédito e redefinir a forma como consumidores e instituições se relacionam com esse tipo de produto. 

Na visão do executivo, bancos e fintechs têm a oportunidade de ampliar sua base de clientes e rentabilizar com produtos mais personalizados, voltados a um público historicamente negligenciado pelo sistema financeiro. 

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“Assim como o Pix original trouxe milhões de pessoas que estavam fora do circuito bancário para dentro do sistema digital, a nova modalidade pode alcançar uma parcela expressiva da população que ainda não tem acesso a cartão ou crédito. Esse novo marco tende a consolidar a modalidade como uma solução sustentável, capaz de beneficiar todo o ecossistema”, conclui.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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