Mulheres: apenas 56% se sentem realizadas profissionalmente

Por outro lado, 74% das mulheres sentem orgulho da empresa em que trabalham, diz estudo

8 ago 2022 - 05h45
Foto: Adobe Stock

É um movimento sem volta: as mulheres conquistam cada vez mais espaço no mundo corporativo, mesmo que em muitos casos enfrentem uma dupla jornada diária de trabalho. De acordo com o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o nível de ocupação feminino no número de empregados alcançou 45,7%. 

Um novo estudo aponta que 74% das mulheres sentem orgulho da empresa em que são colaboradoras e acreditam que podem crescer e se desenvolver profissionalmente. Em contrapartida, apenas 56% se sentem realizadas no trabalho.

Publicidade

Esse novo estudo é fruto de uma parceria entre a Todas Group, primeira edtech da América Latina totalmente dedicada ao público feminino, com o apoio de Viviane Leite, especialista em bem-estar, e da consultoria de pesquisa Inside Consumer Insights. A pesquisa foi feita avaliando as seguintes esferas das vidas das mulheres: situação no trabalho, confiança e saúde mental, relacionamentos, saúde física e padrão de vida. 

Saúde e bem-estar no mundo do trabalho

O estudo aponta que 79% das mulheres sentem-se gratas pelo trabalho e 67% sentem-se seguras para dar sua opinião. Contudo, vale alertar, 63% das mulheres se sentem tensas frequentemente pela pressão que sofrem diariamente em seus empregos.

“É preciso ter em mente que o bem-estar é formado por vários fatores subjetivos, como relações pessoais e o estado de saúde”, explica Tatiana Sadala, cofundadora da Todas Group, sobre os pontos positivos e negativos que o estudo mostra sobre a vida profissional feminina.

No campo dos relacionamentos no trabalho, o estudo aponta que 70% das mulheres dizem que os chefes e colegas de trabalho fazem bem a elas, deixando sua saúde social em dia, enquanto 64% sentem-se parte de grupos e seguras para opinar com seus colegas. Porém, 50% delas sentem falta de terem lideranças femininas reais por perto para aprenderem.

Publicidade

“Esses pontos de atenção precisam ser investigados pelas empresas, uma vez que comprometem uma série de coisas, como a autoconfiança e a segurança psicológica no trabalho. A partir da identificação real do bem-estar das funcionárias, fica muito mais fácil para desenvolverem soluções também reais”, explica Viviane Leite, especialista em bem-estar.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se