MEIs têm lucrado com o Morango do Amor, receita viral que despertou grande interesse de compra entre consumidores, destacando o potencial das redes sociais para identificar tendências e impulsionar negócios.
O fenômeno Morango do Amor – uma receita de doce semelhante à tradicional Maçã do Amor – se tornou um bom exemplo de como as oportunidades identificadas na hora certa podem criar negócios sólidos. Desde pequenos empreendedores até estabelecimentos consolidados, como padarias e restaurantes, aproveitaram o sucesso da novidade nas redes sociais para oferecer o produto em seus cardápios. Para se ter uma ideia, somente através da plataforma iFood foram feitos cerca de 275 mil pedidos de morango do amor no mês de julho, um crescimento de 2.300% em relação ao mês anterior. O número de unidades vendidas chegou a 524 mil, uma alta de quase 2.500%.
“Essa é uma realidade que deve ser compreendida, especialmente, pelos microempreendedores. Muitas vezes, o primeiro passo para investir em algo lucrativo não está em ‘tirar um coelho da cartola’, e sim em observar demandas, tendências ou, até mesmo, a possibilidade de aprimorar algo que já existe. Nos tempos atuais, a influência das redes sociais se tornou um termômetro importante que ajuda a identificar essas oportunidades”, afirma Mateus Vicente, CEO e cofundador da MaisMei, empresa que auxilia a gestão de negócios para microempreendedores individuais (MEI) por meio de um SuperApp.
Recentemente, uma pesquisa realizada entre usuários da MaisMei mostrou que as ferramentas digitais se tornaram essenciais para alcançar novos clientes. Enquanto o Whatsapp aparece como a mais utilizada por MEIs para vendas e fechamento de negócios, sendo o aplicativo de mensagens citado por 83% dos entrevistados, redes sociais como o Instagram, onde o assunto tomou conta, citado por 48,52%, seguido do Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs, também têm forte protagonismo quando o assunto é atrair consumidores.
Outras alternativas, como ferramentas do Google ou até mesmo o Tik Tok apresentaram resultados bem abaixo. Chama a atenção que apenas 9,20% utilizam marketplaces – em tese os espaços mais apropriados para exposição e vendas de produtos, enquanto 7,77% afirmaram que possuem site próprio.
Vicente lembra que a criação da própria MaisMei, fundada em 2020, foi idealizada a partir de algumas lacunas do mercado que, naquele momento, se cruzaram.
"A MaisMei nasceu da nossa própria frustração como empreendedores. Vivenciamos na pele a dor de ter que acessar dezenas de sites diferentes para conseguir emitir uma simples guia de pagamento ou uma nota fiscal. Eram portais confusos, linguagem complicada, processos burocráticos que tomavam horas do nosso tempo. Em 2020, percebemos que não éramos os únicos enfrentando essas dificuldades, milhares de MEIs estavam passando pelo mesmo perrengue. Foi aí que decidimos criar a solução que gostaríamos de ter encontrado: um lugar só, simples e prático, que falasse a nossa língua de empreendedor, o que resultou no nascimento da MaisMei”, afirma.
Atualmente, o SuperApp da MaisMei oferece a resolução rápida de tarefas burocráticas como o envio da declaração anual de faturamento (DASN), consulta e regularização de pendências tributárias, emissão de notas fiscais, entre outras.
No caso do Morango do Amor, especialistas apostam que não se trata de uma moda passageira. Um levantamento feito pela coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas, Lilian Carvalho, através da plataforma Buzzmonitor, mostrou que, somente nos últimos 7 dias, foram mais de 9 mil menções ao tema, sendo 93% positivas. Para a PhD em Marketing, diferentemente de outros “memes”, esse é um exemplo de tendência real que dá margem para que microempreendedores do ramo possam lucrar mais.
“Os dois termos mais citados, obviamente, foram 'morango' e 'amor', mas chama a atenção para o termo 'comprei', que aparece logo depois como o terceiro mais utilizado pelos usuários que repercutiram o assunto. Pode parecer bobagem a princípio, mas não é. As pessoas realmente gostaram ou estão curiosas pela novidade, e quem aproveitar para investir em vendas vai se dar bem”, avalia.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.