Como gravar um vídeo de apresentação? 6 técnicas indispensáveis!

Confira a resposta para todas essas perguntas neste nosso artigo. Boa leitura, Speaker!

10 fev 2020 - 08h00

Você se lembra de quando os vídeos chegaram ao Facebook e ao Instagram? No começo, essa mudança gerou polêmica entre os usuários, acostumados a ver esse tipo de mídia apenas em páginas específicas, como o Youtube.

No entanto, hoje, parece que todo mundo já se acostumou e os stories, assim como outros tipos de vídeos curtos, já fazem parte do nosso dia a dia. 

Publicidade

Mesmo antes desse boom, algumas empresas já requisitavam um vídeo de apresentação em seus processos seletivos. Agora, essa tendência cresceu ainda mais e já não é nenhuma surpresa ter que preparar um vídeo de apresentação para conseguir um emprego, uma promoção ou para outros tantos fins profissionais.

E aí, vem a dúvida: como gravar um vídeo de apresentação interessante e eficiente em seu propósito? Quais são os elementos indispensáveis para esse tipo de mídia? Qual é a melhor forma de elaborar o conteúdo? E, ainda, como me comportar em frente a uma câmera?

Confira a resposta para todas essas perguntas neste nosso artigo. Boa leitura, Speaker!

Foto: Shutterstock

1. Planeje o seu conteúdo com antecedência!

Publicidade

Contar com o improviso quase nunca é a melhor ideia. Mesmo que você possa gravar e regravar o seu vídeo muitas vezes, planejar o conteúdo da sua apresentação poupará bastante tempo e será uma ferramenta importante para garantir um material de qualidade.

Desse modo, antes de mais nada, pense no que você quer dizer e escreva suas ideias. Se a empresa para a qual você quer se candidatar deu instruções sobre o que dizer em seu vídeo, siga-as, respondendo todas as perguntas solicitadas. Caso não, trate de pensar na melhor maneira de se apresentar e de falar sobre suas qualificações e experiências.

Nessa etapa inicial, você pode fazer uma espécie de brainstorm, que será super útil no próximo passo.

2. Faça um roteiro para o seu vídeo de apresentação!

Agora é hora de organizar o seu conteúdo, selecionando o que fará parte do seu vídeo e o que não fará. Para isso, criar um pequeno roteiro para a sua apresentação é uma técnica importante.

Publicidade

Como fazer isso? Organize o seu conteúdo em tópicos e subtópicos. Para cada um deles, defina palavras-chave. Essa lista de palavras centrais será de grande ajuda para quando você for praticar a sua fala ou até mesmo na hora da gravação.

No seu roteiro, garanta que exista uma sequência lógica entre todos os trechos do seu vídeo e dê uma atenção especial para a introdução e a conclusão, já que esses momentos – inicial e final – costumam ser os que mais chamam a atenção da audiência.

3. Conte uma história!

Não adianta apenas pensar no que falar em seu vídeo de apresentação. É fundamental planejar como transmitir o seu conteúdo da melhor maneira.

Um erro bastante comum é ler as perguntas solicitadas pela empresa (se esse for o caso) e ir respondendo-as uma a uma, fazendo uma espécie de autoentrevista. Esse não é o propósito do vídeo, afinal, se quisessem uma entrevista, os recrutadores teriam agendado um papo por Skype ou presencial, não é mesmo?

Publicidade

O que fazer, então? Contar uma história! O vídeo de apresentação, como o nome já diz, é um material no qual você deverá falar sobre si mesmo, contar a SUA história. Fazer isso, utilizando a storytelling, é uma maneira eficiente de pensar em um conteúdo interessante e que se destaque entre os demais.

Pode parecer bobagem ressaltar isso, mas é preciso começar o vídeo falando o seu nome, ok?

4. Defina um cenário que esteja de acordo com o contexto do seu vídeo!

Algumas decisões, como o grau de formalidade, por exemplo, deverão ser definidas segundo o propósito do seu vídeo. Se for para uma vaga de emprego, levar em consideração o perfil da empresa e da função à qual você se dedicará são passos importantes para tomar as melhores decisões.

E quanto ao cenário? A escolha do cenário é outro quesito que merece bastante a sua atenção. Opte por um cenário que se adéque ao seu perfil profissional (uma biblioteca, a sua mesa de trabalho ou o que mais estiver relacionado à sua profissão) ou, se preferir, uma parede lisa também poderá ser uma boa escolha.

Publicidade

De um modo ou outro, há algo importantíssimo para se levar em consideração quanto ao cenário: ele não deve chamar mais atenção do que a sua fala, ok? Aliás, essa regra também vale para a roupa ou acessórios que decidir usar durante a gravação, já que eles não podem ser uma distração para a sua audiência.

5. Pense no enquadramento!

Você já ouviu falar sobre enquadramento? É bem provável que sim. Nos vídeos, o enquadramento é tudo aquilo que será enquadrado pelas câmeras ou, em outras palavras, que aparecerá no seu vídeo.

Há diversos tipos de enquadramento: ele pode ser mais aberto (com um plano que mostre o fundo e os arredores do cenário) ou mais fechado (focado em você). Na dúvida, escolher um meio-termo é uma aposta segura, deixando de usar um enquadramento muito fechado (que só mostre o seu rosto, por exemplo) ou outro que acaba inserindo muitas distrações ao seu vídeo.

Além do enquadramento, outros aspectos visuais, como a luz, deverão ser pensados. Uma boa luz dará um upgrade para o seu material. Dar atenção para o áudio, evitando ambientes muito barulhentos, também deverá ser uma de suas preocupações. Pense nisso!

Publicidade

6. Pratique!

A sua performance no vídeo de apresentação terá grande influência no resultado. Afinal, não se trata apenas do conteúdo, mas de como expressá-lo. Assim, uma fala espontânea e segura fará toda a diferença!

Nesse sentido, nem pense em ler integralmente o seu roteiro, ok? Você precisa olhar para a câmera como se estivesse conversando com alguém, seja esse alguém um recrutador ou qualquer outra pessoa para a qual o seu vídeo se destina.

Para ganhar espontaneidade e se familiarizar com o seu texto, a prática é essencial. Grave o seu vídeo quantas vezes forem necessárias, faça ajustes de versão a versão até chegar ao resultado que considerar o melhor. Só depois de tudo isso, envie o material!

Boa sorte!!

Fonte: https://www.thespeaker.com.br/gravar-video-apresentacao/

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se