Mastercard suspende transações com cartões do Will Bank após problemas de liquidez e investigações envolvendo o Banco Master, afetando mais de 10 milhões de clientes.
A Mastercard decidiu parar de aceitar transações feitas via cartões emitidos pelo Will Bank, que fazia parte do conglomerado do Banco Master, liquidado pelo Banco Central (BC) em novembro do ano passado por "graves violações" às normas que regem o sistema financeiro e problemas de liquidez, em decisão concomitante a uma operação policial que investiga fraude de aproximadamente R$12 bilhões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Única das empresas do Master que não foi liquidada, o Will Bank tem 10 milhões de clientes principalmente nas classes C e D. Pelo BC considerar que o Will Bank ainda pode recuperar a liquidez e ser vendido, o banco digital não foi liquidado junto com o Master e entrou no Regime de Administração Especial Temporária (Raet).
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Mastercard decidiu suspender a aceitação do cartão do Will Bank para evitar que o valor devido pelo banco digital à Mastercard aumente. A Mastercard era a emissora dos cartões de crédito da fintech e é uma das principais credoras caso a instituição seja liquidada.
Procurado pelo Terra para comentar o assunto, o Will Bank não retornou o pedido até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Fundada em 2020 para oferecer serviços bancários e investimentos a um público desbancarizado, com foco na região Nordeste do País, a Will Bank foi comprado por Daniel Vorcaro, do Master, em 2024, quando precisava de um aumento de capital para se enquadrar nos requisitos mínimos regulatórios exigidos pelo Banco Central.