LG apresenta geladeiras com tecnologias de inteligência artificial, foco em economia, saúde e praticidade, prometendo maior acessibilidade com fabricação nacional a partir de 2026.
No mundo da tecnologia, geladeiras têm muito menos glamour que smartphones ou Smart TVs. Mas a nova geração de geladeiras é tão “smart” quanto qualquer gadget futurista.
Com direito a Inteligência Artificial, claro. Mas com foco na vida real do consumidor e suas necessidades práticas: diminuir o gasto com eletricidade, gastar menos com assistência técnica, ter alimentos frescos e saborosos por mais tempo, beber água filtrada e gelada direto da geladeira. Mas também oferecer aparelhos que são da “linha branca” em cores estilosas como preto e inox.
Para levar essa reinvenção da geladeira para um número muito maior de brasileiros, a LG lança agora a campanha "Reimagine", que convida consumidores transformar seu cotidiano na cozinha.
A partir de 2026, com a inauguração de sua nova fábrica de geladeiras no Brasil, a LG dará mais um passo importante: democratizar toda essa inovação. “Teremos preços muito mais competitivos e uma gama de produtos que atendem às necessidades locais, com inovação para todos os públicos”, explica Anna Karina Pinto, diretora de Marketing da LG Brasil.
Com tecnologias como o painel transparente InstaView, um sistema que fabrica gelo em esferas gourmet e o purificador de água com luz ultravioleta UV Nano, as novas geladeiras da LG apostam na preocupação das pessoas com saúde, economia e praticidade.
Recursos como Linear Cooling, Door Cooling+ e Multi Air Flow ajudam a manter os alimentos frescos por mais tempo, enquanto o Compressor Smart Inverter oferece eficiência energética superior: menos gasto na conta de luz.
Batemos um papo com Anna Karina sobre esta estratégia para transformar a geladeira como estrela no segmento de tecnologia.
Homework: Vamos começar falando da economia. Em tempos em que a conta de luz está cada vez mais alta, as novas geladeiras da LG prometem mais economia. Como isso funciona?
Anna Karina Pinto: A economia é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento dos nossos produtos. Fazemos muitos testes na nossa fábrica-modelo na Coreia. Os testes são para entender que tipo de inovação desenvolver para baixar a conta de luz. A LG tem todos os produtos da linha de refrigeradores com classificação A3+, que é o grau máximo possível de economia. E não é só na linha Premium, não.
O foco é a faixa menos favorecida da população do País?
Quem tem poder aquisitivo menor precisa economizar ainda mais. A LG se preocupou em trazer essa questão da economia para a sua categoria completa de produtos eletroeletrônicos. E tem também a questão ambiental, pois se você gasta menos eletricidade está sobrecarregando menos toda cadeia de produção e distribuição de energia também. É um fator cada vez mais importante.
Com a fabricação no Brasil, vai ficar mais barato comprar uma geladeira LG?
Sim, teremos preços muito mais competitivos e uma gama de produtos que atendem às necessidades locais. Nada melhor do que a gente ter a fábrica aqui, atentos a todos os pormenores que fazem a diferença para o consumidor brasileiro. Com essa nacionalização a gente vai conseguir entregar produtos ainda mais robustos, mais completos, levando em conta essas necessidades.
Você fala muito da questão da saúde, com as pessoas buscando se alimentar melhor. O brasileiro busca se alimentar de forma mais saudável. Qual a grande vantagem de uma geladeira de nova geração?
Essa é uma preocupação nossa desde sempre: a questão da durabilidade, da preservação, da conservação dos alimentos. Isso é fundamental para que as famílias consigam fazer a compra no sábado durar a semana toda, e assim comer bem a semana inteira. Não é comer bem na segunda ou na terça e depois vai ladeira abaixo, não; é comer bem de sábado a sábado. Sem desperdício.
A preocupação com a saúde e estética está muito grande. E para ter os nutrientes certos, a pessoa precisa comer bem e alimentos frescos que não perderam as suas propriedades.
E como que eles não perderam as suas propriedades? Tendo uma conservação adequada. Em qualquer lugar das nossas geladeiras, a temperatura é igual, inclusive na porta.
Uma boa surpresa é o Diagnóstico Smart, em que o refrigerador identifica sozinho os principais problemas de funcionamento.
O aplicativo Smart Diagnosis sana as questões mais básicas, que geram o maior volume de ligações para as assistências técnicas. Em primeiro vem a reclamação que “não está gelando”. O que está acontecendo? É o compressor? Talvez seja porque você não setou da forma correta.
Ou você mexeu em algum botão sem querer e aí desregulou a temperatura. Será que a porta tem ficado aberta, e é isso que faz seus alimentos não gelarem tanto? O diagnóstico smart ajuda o consumidor a resolver todos esses problemas mais comuns. E não precisa chamar o técnico e gastar com isso.
A LG é uma empresa coreana, mas no Brasil ela não faz muita referência a isso. Vivemos o momento da Hallyu, a onda da cultura pop coreana, com o sucesso do K-pop e do K-drama. Vamos ver mais forte a ligação entre a empresa e o pop da Coreia?
A gente fez o primeiro campeonato de K-pop aqui no Brasil já em 2011 e isso reverberou de uma forma incrível na época. A LG tem algumas iniciativas globais, sim, focadas na cultura coreana. Com relação às subsidiárias, isso não teve muito espaço na nossas estratégias locais.
Mas adianto em primeira mão que em 2026 teremos algumas surpresas junto com o Centro Cultural Coreano, na Avenida Paulista, aqui na cidade de São Paulo.
Estamos no planejamento destas atividades, com entretenimento coreano para o público brasileiro. Mais novidades em breve!
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.