Inflação pelo IGP-10 avança 1,27% em abril, diz FGV

Índice Geral de Preços – 10 acelerou a alta neste mês, após ter avançado 0,83% em março

15 abr 2015 - 10h14
(atualizado em 16/4/2015 às 10h16)
<p>Resultado do IGP-10 em abril foi superior ao de março e ao de abril de 2014</p>
Resultado do IGP-10 em abril foi superior ao de março e ao de abril de 2014
Foto: Thinkstock

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) ficou em 1,27%, em abril deste ano, taxa superior às observadas em março deste ano (0,83%) e em abril do ano passado (1,19%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), em 12 meses, o IGP-10 acumula alta de preços de 3,46%.

O IGP-10 é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP): registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

Publicidade

O avanço da inflação de março para abril foi influenciada pelos preços no atacado e pelo custo da construção. A taxa do subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, quase dobrou, ao passar de 0,75% em março para 1,45% em abril. O subíndice de Custo da Construção subiu de 0,24% para 0,69% no período.

O subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o comportamento dos produtos e serviços no varejo, teve queda da taxa, ao passar de 1,29% em março para 1,01% em abril. O IGP-10 é calculado com base em preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês atual.

Inflação também chegará ao café da manhã, pão francês ficará mais caro
Video Player

Publicidade
Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se