Impostos, crédito e emprego: o que Lula, Flávio Bolsonaro e Zema propõem para a economia?

3 out 2026 - 10h56
Resumo
Os planos econômicos de Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema para a Presidência trazem visões distintas. Lula aposta na manutenção do arcabouço fiscal, investimentos via mercado de capitais e ampliação do crédito de longo prazo. Flávio defende rever regras fiscais, cortar gastos e extinguir pelo menos dez ministérios. Já Zema propõe privatizações, redução de despesas e o "Sócios do Brasil", que prevê aplicar mil reais ao nascer para cada cidadão. As propostas estão disponíveis no TSE.
Propostas econômicas de Lula, Flávio Bolsonaro e Zema incluem mudanças em impostos, crédito e trabalho.
Propostas econômicas de Lula, Flávio Bolsonaro e Zema incluem mudanças em impostos, crédito e trabalho.
Foto: Suno

O imposto que sai do salário, os juros do financiamento e as regras para trabalhar também entram na disputa pela Presidência. As propostas econômicas de Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo) apresentam caminhos diferentes para esses temas, conforme os programas de governo disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nos documentos, Lula propõe manter o arcabouço fiscal e ampliar investimentos públicos e privados. Flávio defende reformular as regras fiscais e reduzir a estrutura do governo. Zema apresenta uma agenda de redução de gastos, privatizações e mudanças na tributação das empresas.

Publicidade

A comparação abaixo reúne compromissos apresentados pelas três candidaturas. São propostas para um eventual mandato, e não medidas já implementadas.

Propostas econômicas: compare os planos dos candidatos

Fonte: programas de governo de Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema disponibilizados pelo TSE.

O que os programas dizem sobre investimentos?

O plano de Lula menciona diretamente o mercado de capitais. Propõe aprimorar o uso de debêntures de infraestrutura, fundos de investimento em participações e o mercado secundário de recebíveis, além de ampliar a participação de investidores institucionais no financiamento de longo prazo.

Flávio prevê uma reforma administrativa com corte de pelo menos dez ministérios, redução de cargos comissionados e despesas administrativas. Nas estatais, o programa defende fortalecer critérios técnicos para a escolha de dirigentes.

Publicidade

Zema inclui o programa Sócios do Brasil: um depósito de R$ 1 mil para cada brasileiro ao nascer, aplicado em fundos de ações, com saque permitido aos 18 anos. O documento apresenta a iniciativa como uma forma de estimular a formação de patrimônio e a educação financeira.

Onde consultar os programas completos?

O TSE mantém uma página com os planos das candidaturas à Presidência e permite consultar as propostas por assunto. Os documentos completos também podem ser baixados gratuitamente.

As propostas econômicas utilizadas nesta reportagem estão nos programas de Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema, disponíveis no portal da Justiça Eleitoral.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se