Imposto de Renda: atraso na declaração gera multas?

Auditor fiscal da Receita Federal explica as consequências de atrasar seu acerto de contas com o Fisco

11 abr 2024 - 05h00
Notas de real
Notas de real
Foto: Agência Brasil

A entrega de declaração do Imposto de Renda 2024 vai até o dia 31 de maio. Mas, o que acontece se eu atrasar e não entregar minhas informações dentro desse prazo? 

No Terra, a jornalista Paola Cecchi recebeu Ricardo Roberto, porta-voz da Receita Federal e Ednei Souza, fundador da Hubs Contabilidade, para falar sobre esclarecer essas e outras dúvidas, além de detalhes da declaração do IR.

Publicidade

O auditor fiscal da Receita Federal explica as consequências de atrasar na declaração. "É muito importante que o contribuinte entregue a declaração, e faça dentro do prazo, porque, se ele não apresentou, pode ter que apresentar fora do prazo, mas tem uma multa para atraso de entrega", ressalta. 

"A multa é de, no mínimo, R$ 165,74, e pode chegar a 20% do imposto total devido", detalha o auditor. "É um valor alto, qualquer valor que a gente paga assim é alto. Então, entregando dentro do prazo, você foge dessa multa". 

Atraso na declaração gera multas
Video Player

Quer evitar erros que fazem você perder dinheiro na hora da declaração de imposto de renda da sua empresa? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se